Publicidade
Smart City Fórum Floripa evidenciou importância de parceria entre poderes público e privado para desenvolvimento das cidades
01 de Novembro de 2018

Smart City Fórum Floripa evidenciou importância de parceria entre poderes público e privado para desenvolvimento das cidades

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Smart City Fórum Floripa, uma versão no formato de Fórum do Congresso Mundial sobre cidades inteligentes que acontece anualmente em Barcelona, mostrou na última quarta-feira, a importância das parcerias entre setores distintos da sociedade para que a população colha benefícios práticos. Os especialistas debateram como priorizar o capital humano em meio a inovações e novas possibilidades tecnológicas.

Para o diretor de marketing e cofundador do iCities, André Telles – “As tecnologias têm que trazer resultados práticos com melhorias efetivas na qualidade de vida da população. Para isso, é preciso contar com a gestão pública, em parceria com universidades, associações e empresas privadas. Há grandes projetos realizados por pequenas empresas que precisam apenas de um incentivo para impactar de fato a vida das pessoas“.

Publicidade

Representantes do poder público evidenciaram iniciativas do governo efetuadas em parceria com os entes privados e que devem trazer frutos para toda a população. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina já construiu dois Centros de Inovação em Lages e Jaraguá do Sul e deve finalizar mais um em Blumenau até o fim do ano. Outros sete centros pelo interior e litoral devem ser inaugurados em 2019.

São centros de inovação vocacionados, capazes de fortalecer uma nova matriz econômica para diferentes regiões do estado. O governo realiza as obras, o setor produtivo fica responsável pela gestão e também conta com a participação da academia para novos projetos“, declara Fábio Lima, secretário-adjunto de Desenvolvimento Sustentável do Governo de Santa Catarina. Outros projetos, como o investimento de R$ 400 mil em inovação e pesquisa no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, aumentará o conhecimento técnico sobre condições climáticas para otimizar o orçamento e o trabalho dos profissionais.

O Governo do Paraná apresentou o case do Governo Digital, que oferece informações e procedimentos sobre mais de 300 serviços públicos destinados aos usuários através de um portal na internet e de um app de celular. “Para que o projeto chegue ao usuário é preciso uma troca de tecnologias de hardware e software que possuem a colaboração do setor privado“, esclarece o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Silvio Barros. Ele também citou como exemplo da parceria o sistema de gestão de almoxarifado 100% automatizado da cidade de Maringá que evitou o desperdício de produtos e aumentou a economia de recursos.

Entre as empresas catarinenses que colaboram com a gestão pública está a Softplan, com soluções para diminuir despesas e aumentar receitas. “Nossas soluções buscam melhorar a automatização de processos, evitar fraudes e desvios de comportamentos na arrecadação de recursos com o uso da inteligência artificial, e até prever determinadas situações na administração pública“, informa Marcelo Fett, diretor de relação com o mercado. A solução Obras.gov, por exemplo, possibilita que os órgãos públicos acompanhem obras por meio de indicadores, mapas, gestão de contratos, medições e ferramentas para a composição de custos e orçamentos. Apenas esse projeto é responsável pela geração de mais de 20 mil orçamentos e contole de execução físico-financeira de mais de R$ 600 bilhões em todo o país.

Quem também apresentou iniciativas que inovam foi a Amazon, através da Amazon Web Services, braço da Amazon para serviços em nuvem. A empresa tem cerca de 130 soluções utilizadas por empresas e órgãos públicos em todo o mundo para áreas como a segurança pública, saúde, meio ambiente, transporte e mobilidade. “Saber utilizar os dados da melhor maneira é muito valioso para a população e a Amazon busca realizar isso da maneira mais segura, escalável e com melhor custo-benefício“, afirmou Melissa Ravanini, arquiteta de soluções da empresa.

Entre as soluções estão a plataforma Ras System que permite controlar a limpeza urbana e a coleta de lixo nas grandes cidades, a Amazon Recognition, que colabora para a identificação de suspeitos e elucidação de crimes e a TransitScreen, que oferece informações ao vivo sobre as cidades.
 

Publicidade
Publicidade