Publicidade
Série de reportagens da Folha de S.Paulo recebe prêmio de jornalismo na Espanha
06 de Fevereiro de 2018

Série de reportagens da Folha de S.Paulo recebe prêmio de jornalismo na Espanha

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Na Espanha existe uma premiação chamada Prêmio Rei da Espanha, uma das mais tradicionais iniciativas direcionadas a países da Comunidade Ibero-Americana. É realizado desde 1983 pela Agência EFE em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Nesta última edição, um brasileiro ficou entre os vencedores: a Folha de S.Paulo. O jornal brasileiro venceu a categoria Jornalismo Digital com a série “Um mundo de muros“.

A série foi publicada de junho a setembro de 2017, contou com a participação de 22 profissionais e apresentou a construção de muros em diferentes lugares do mundo e suas consequências no dia a dia para imigrantes, refugiados e pessoas com menor poder aquisitivo. Para a realização da série a equipe teve que viajar por 4 continentes (Ásia, América, Europa e África) para mostrar o que ou quem está por trás desses muros.

Publicidade

Os 22 profissionais eram: Angelo Dias, Avener Prado, Daigo Oliva, Diogo Bercito, Edson Sales, Fabiano Maisonnave, Irapuan Campos, Isabel Fleck, José Henrique Mariante, Kleber Bonjoan, Lalo de Almeida, Luciana Coelho, Marcelo Pliger, Patricia Campos Mello, Renan Marra, Roberto Dias, Rogério Pilker, Rubens Alencar, Simon Ducroquet, Thea Severino, Thiago Almeida e Victor Parolin.

A iniciativa integra a lista dos prêmios analisados pelo Ranking dos +Premiados da Imprensa, concedendo 85 pontos ao vencedor (42,5 em caso de trabalho em equipe).

Confira os demais vencedores:

  • Jornal Impresso: Alicia Hernándes Sanches, do The New York Times, por uma reportagem sobre tráfico de gasolina em Guajira.
  • Fotografia: Santiago Saldarriaga Quintero, do El Tiempo(Colômbia), com imagem de avalanche de lama no interior do país.
  • Televisão: Alexánder Rivera González, da Televisora de Costa Rica-Teletica Canal 7, sobre os efeitos do furacão Matthew no Haiti.
  • Rádio: Rute Isabel da Silva Fonseca, da TSF Notícias (Portugal), com reportagem sobre uma família portuguesa fabricante de violinos.
  • Meio de Comunicação em Destaque: El País(Espanha).
  • Prêmio Ibero Americano de Jornalismo: Juan Roberto Mascardi Vigani, do La Voz Interior (Argentina), com texto sobre um jogador de futebol
  • Prêmio Dom Quixote de Jornalismo: Fernado Aramburu, escritor e articulista espanhol
  • Prêmio Especial de Jornalismo Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Julio Batista Rodriguez, freelance, com texto sobre a poluição da enseada de Chipriona, em Cuba.

Publicidade
Publicidade