Reportagem especial do Jornal de Santa Catarina sobre analfabetismo em Blumenau vence Prêmio Estácio de Jornalismo 2017 na categoria Internet Regional

06 de Outubro de 2017

Capa do Jornal de Santa Catarina, edição 18 e 19 de junho de 2016

O Jornal de Santa Catarina venceu a categoria Internet Regional do Prêmio Estácio de Jornalismo 2017. O jornal da NSC Comunicação que cobre a região do Vale do Itajaí recebeu o mérito pela reportagem Alfabetização – À luz das palavras, que se destacou pela relevância jornalística e pela criatividade na abordagem de um tema sensível, o analfabetismo. A cerimônia de premiação, em que foram anunciados os vencedores, ocorreu na noite da última quinta-feira (5), no Rio de Janeiro.
 
"Tem muito significado uma redação ser reconhecida nacionalmente em um trabalho que representa grande parte do nosso norte editorial: renovação da experiência de leitura, jornalismo propositivo e convergência entre mídias", analisou o editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, Fábio da Câmara.
 
O especial, publicado em 18 de junho de 2016, conta histórias de blumenauenses que conviveram com o analfabetismo e, depois de décadas de afastamento do ambiente escolar e de viverem à margem da sociedade, decidiram aprender a ler e escrever. A reportagem ainda aborda as políticas ineficientes do poder público para erradicar o problema e as dificuldades enfrentadas por professores e especialistas envolvidos nesta missão.
 
Produzido ao longo de dois meses, o material contou com reportagem de Aline Camargo, edição de Cleisi Soares, fotografia de Patrick Rodrigues e design de Arivaldo Hermes, que recebeu o prêmio das mãos do Vice-presidente de Mercado da Estácio, Higino Viegas. O resultado foi um trabalho ímpar tanto no impresso quanto no online, com elementos jornalísticos nobres, desde a concepção da pauta — que discute a questão do analfabetismo com extremo zelo, em uma abordagem editorial propositiva — até uma experiência de leitura ousada, com frases escritas em russo e design diferenciado.
 
Em 2017, o Prêmio Estácio de Jornalismo recebeu inscrições de 386 trabalhos de veículos de imprensa de 24 estados e do Distrito Federal. Destes, 24 finalistas foram selecionados para concorrer ao prêmio em nove categorias.

Foto da equipe vencedora (Patrick Rodrigues, Cleisi Soares, Aline Camargo e Arivaldo Hermes - Divulgação | Jornal de Santa Catarina)