RBS Talks destaca a autenticidade e propósito das marcas durante a pandemia

01 de Julho de 2020

Evento discutiu transformações do consumo e comunicação na crise

O Grupo RBS promoveu na última terça-feira (30), a primeira edição 2020 do RBS Talks, encontro exclusivo de conteúdo para o mercado de comunicação, que tem como objetivo contribuir para a visão mercadológica e estratégica sobre o cenário da crise, além de provocar debates que colaborem com a busca de soluções e instiguem o mercado a fazer a diferença.

Transmitido pelo YouTube, o evento contou com a participação da diretora comercial da regional Sul/Sudeste da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcântara, e a vice-presidente de atendimento da Kantar, Divisão de Insights, Silvia Quintanilha. A mediação foi do vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco.

Segundo a diretora comercial da Kantar, a explosão do e-commerce ao home office ser visto como oportunidade de melhorar resultados dos negócios. "Quanto mais conexão, mais oportunidades para alcançar o público. O desafio é levar a mensagem ideal no tempo certo, no lugar certo e para a pessoa certa", destaca a executiva.

Giovana ressaltou ainda a importância da comunicação permanecer ativa neste cenário. "As marcas que seguiram investindo em publicidade se recuperaram nove vezes mais rápido após a crise de 2008. Além disso, 19 entre as 20 marcas mais valiosas do ranking BrandZ Brasil não deixaram de anunciar durante a pandemia" completa.

Autenticidade e propósito

Mas como se sobressair neste período? Segundo Silvia Quintanilha, as marcas devem ser autênticas, relevantes e ter propósito. Estudos conduzidos pela Kantar mostram que a comunicação que oferece uma ajuda tangível ao consumidor gera melhores respostas.

"A partir do momento que a comunicação é mais tangível, ela é diferenciadora, se torna relevante na vida. Essas são as marcas que mais rapidamente serão lembradas como tendo um papel importante naquele momento" destacou a vice-presidente de atendimento.

Silvia explica também que as pessoas esperam que as marcas atuem de forma responsável – e que a falta de posicionamento também é uma forma de se posicionar. "Encontre o papel mais significativo que a sua marca pode desempenhar. A marca que não se ocultar, que estiver presente, vai se recuperar mais rapidamente", recomenda.

Já o vice-presidente de Mercado da RBS destacou o papel do Grupo RBS em oferecer soluções efetivas às marcas que desejam crescer e se fortalecer no Rio Grande do Sul. "Nosso objetivo é aproximar conhecimento dos gestores de comunicação para que possam tomar decisões cada vez mais acertadas, sobretudo neste momento tão delicado para todos", afirma Marcelo Pacheco.

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