Rádios catarinenses ampliam a transmissão de missas e cultos durante a quarentena

08 de Abril de 2020

Neste momento, o veículo exerce a função de ajudar os cristãos a enfrentarem a pandemia

 

Há anos, a rádio tem sido aliada da fé na trasmissão de missas e cultos religiosos por todo o Estado catarinense. E com as medidas de restrição adotadas pelas autoridades para combater a pandemia de coronavírus, o veículo passou a ter uma importância ainda mais significativa.

Um dos exemplos de emissoras que desempenham a atividade é a Caçanjurê, de Caçador, que há décadas transmite a missa de domingo direto da catedral São Francisco de Assis. Agora, também transmite missas às terças e sextas-feiras à noite. “Desde que iniciou a quarentena e as pessoas não puderam mais ir à igreja, também estamos transmitindo a missa em outros dias da semana. E manteremos assim até que esse período turbulento passe, pois é através da oração que as pessoas encontram a esperança”, conta Marilene Caregnato, diretora da rádio.

As celebrações para a semana santa e para o domingo de páscoa também foram adaptadas. Em Xaxim, a via sacra, que todos os anos reúne milhares de fiéis pelas ruas da cidade, agora será realizada na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga vazia. Nos bancos serão colocadas fotos de famílias da comunidade. “Este ano a via sacra vai ser feita dentro da igreja matriz sem a presença do grande público. Certamente vamos transmitir a via sacra para um público bem maior. São pessoas que iriam prestigiar a celebração, mas que agora acompanharão pelo rádio”, explica Álvaro Busetto, jornalista da Rádio Cultura de Xaxim, emissora que transmite missa aos domingos há 45 anos e o culto da Igreja Evangélica Pentecostal Caminho Novo há 25 anos.

Rodrigo Nardino, diretor da rádio Continental, destaca que o aumento de audiência com a transmissão em mais de um dia da semana. “Com a questão do coronavírus, nós passamos a transmitir a missa do sábado e terça-feira à noite. Todos os recados da paróquia são feitos via rádio. A missa dominical é ouvida em 20 cidades e nesses últimos dias podemos afirmar que número de ouvintes aumentou”.

Já a rádio Fraiburgo, que transmite ao vivo há mais de 40 anos a missa de domingo da Paróquia Imaculada Conceição, passou a exibir toda a celebração em vídeo através do Facebook, iniciativa que fez aumentar a audiência da rádio também nas redes sociais.

Para o padre da Paróquia, Ederson Iarochevski, o momento deu aos cristãos uma nova maneira de evangelizar. "Estamos vivendo esse tempo de cuidado e de proteção na quaresma com a quarentena. E esse tempo nos trouxe novas realidades e desafios. E um deles foi justamente se desinstalar e realizar atividades diferentes num mundo virtual, com celebrações, orações, momentos de espiritualidade através da rádio", finaliza.

 

Notícias Relacionadas