Publicidade
Qual seu diferencial competitivo?
09 de Setembro de 2014

Qual seu diferencial competitivo?

Twitter Whatsapp Facebook
Por Prof. Ozinil Martins de Souza 09 de Setembro de 2014 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

O mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e, os empregos ofertados em nosso país, cada vez mais precários. A Educação relegada a um plano secundário, apesar dos discursos políticos a classificar como prioritária. Tudo nos leva a um beco sem saída!

Sem Educação não há futuro e, o que vemos nas Américas, exceção feita aos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico é um nivelamento cada vez mais por baixo. Os problemas sociais se avolumam fruto de prioridades mal estabelecidas e da visão, desde sempre, paternalista, que nos orienta. Basta lembrar, que após a 2ª guerra mundial, a Argentina era uma das nações mais desenvolvidas e ricas do mundo. O paternalismo levou-a aonde está e, infelizmente, este modelo foi transferido para outros países. Parece que o caudilhismo nunca terá fim. Sempre estamos em busca de um pai da pátria ou, agora, mãe da pátria!

Publicidade

E você, meu caro estudante, o que tem a ver com isso? Se for o condutor de sua vida: TUDO! Se achar que o governo é o responsável pelo seu futuro ou se acreditar em destino: NADA!

Este texto tem a ver com quem assume o comando pelo seu futuro. Àqueles que querem fazer a diferença e, sabem que tem que fazer a sua parte. O diploma de curso superior nada garante!

A atitude que cada um terá perante os desafios que lhes serão impostos é que fará a diferença. Como você está se preparando para viver em um mundo sem empregos, mas com muito trabalho?

Você domina o uso das ferramentas de informática disponíveis? Você já adquiriu fluência em um segundo idioma? Você é participante de trabalhos voluntários? Você tem viagens como parte de sua agenda permanente? Você gosta de correr riscos calculados? Enfrentar desafios faz parte de seu dia a dia? Você tem disponibilidade para trabalhar em qualquer lugar do mundo? Você nunca está satisfeito com o que ve, o que faz? Enquanto estudante você encontra tempo para fazer estágios em empresas que lhe possibilitarão agregar conhecimentos?

Tudo isto é fundamental para você encontrar seu caminho no mundo que está sendo criado. Mas, nada que você fizer, substituirá algo que só depende de você: Sua atitude! Você pensa como vencedor ou perdedor? Você é do time que faz ou do time que reclama? Lembre-se do que diz Claus Möeller: “Aqueles que dizem que não dá para fazer, que saiam da frente daqueles que estão fazendo”!  Boa leitura!

 

Publicidade