Projetos jornalísticos serão apoiados por plataforma de financiamento coletivo

07 de Dezembro de 2018

A intenção é que o fundo seja lançado em 2019

Multidão é a novidade da plataforma de financiamento coletivo e assinaturas Catarse. Trata-se de fundo coletivo que vai financiar projetos jornalísticos. Essa etapa da iniciativa pretende alcançar o maior número possível de interessados. A intenção é que o fundo seja lançado em 2019, ainda sem data determinada.

Apesar de ainda não ter um modelo fechado, a Multidão vai se diferenciar do formato de financiamento coletivo tradicional, em que os realizadores tentam atrair apoiadores. No caso, o objetivo é agregar apoiadores que queiram financiar projetos de determinados temas. “O Rodrigo [Machado, CEO do Catarse] teve a ideia de emular os editais públicos brasileiros, que já estão enraizados em nossa cultura, a partir de uma base de pessoas que contribuíssem para criar um fundo de fomento diretamente da sociedade civil. Nós invertemos a lógica atual das plataformas de crowdfunding”, explica Ribeiro.

Os inscritos receberam ou receberão nos próximas dias uma pesquisa para coletar a percepção de quem se engajou no projeto e entender quais os caminhos eles querem seguir.