Presidente da ACAERT enfatiza a importância da Mídia Regional em pronunciamento na Assembleia Legislativa

11 de Março de 2020

"O setor da radiodifusão atua em favor de Santa Catarina"

 

 

 

O presidente da ACAERT, Silvano Silva, apresentou nesta terça-feira (10), no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc a mensagem anual da radiodifusão catarinense ao parlamento destacando a atuação da entidade e de suas emissoras de rádio e televisão em prol do desenvolvimento do estado. A sessão ordinária, presidida pelo deputado Mauro de Nadal (MDB), vice-presidente da Casa, foi interrompida para a leitura do documento. Prestigiaram o evento os ex-presidentes da ACAERT, Ranieri Moacir Bertoli e Marcello Corrêa Petrelli, entre outros dirigentes.  

A mensagem valorizou a relação institucional da ACAERT com o parlamento catarinense. “Entendemos que esta oportunidade é uma forma de aproximar ainda mais a sociedade de seus representantes, afinal são os meios essenciais de comunicação, o rádio e a tv, que servem como pontes diretas entre a Assembleia Legislativa e todos os moradores de nosso estado”.

Silvano Silva afirmou que a radiodifusão de Santa Catarina não abre mão de se posicionar perante aos grandes temas como, por exemplo, a Reforma da Previdência no estado. A entidade lançou campanha em favor das mudanças e conta com a mobilização das associadas. “Todas as emissoras doaram seus espaços publicitários em prol dessa bandeira, que não é de Governo, do Parlamento ou de qualquer segmento, mas da sociedade”.

Lembrou também da união das entidades empresariais em torno do assunto. “Todas as entidades empresariais que compõe o COFEM uniram forças com a ACAERT por uma agenda unificada de ações em prol da necessidade da reforma, que não pode ser adiada e tem que ser, no mínimo, do tamanho da reforma aprovada em nível nacional”.

O presidente da ACAERT ressaltou ainda as campanhas desenvolvidas pela entidade, tais como o “Jeito Catarinense”, a maior mobilização social realizada no estado e a mais recente de combate às fake news relacionadas ao coronavírus.  “É fundamental lembrar que uma fake news pode matar, e nós como veículos de credibilidade vamos sempre combater a desinformação, sempre que for necessário, porque essa é nossa grande virtude”.

Aos deputados, o dirigente enfatizou a linha editorial das emissoras associadas de rádio e televisão e de sua proximidade com o cidadão. “ É essa proximidade com a população, com as instituições, com a sociedade que nos credenciam para liderar esses debates.  Isso porque a mídia regional nunca abraçou crítica destrutiva como linha editorial, pois é um contraponto a essa abordagem. Sempre propondo discussões propositivas, ajudando a sociedade, o setor produtivo e os poderes a construírem uma sociedade a cada dia melhor. A mídia regional tem credibilidade porque está no dia a dia dos moradores dos rincões mais distantes de Santa Catarina”.
Para Silvano Silva, “a credibilidade do rádio e da tv, comprovada por pesquisas de opinião, é o maior ativo do nosso segmento, e que está à disposição de pessoas ou instituições que comunguem dos mesmos valores, que compartilhem dos nossos propósitos. Porque propósito é o grande diferencial da mídia regional.

O presidente da ACAERT destacou ainda o PENSE GRADE: PENSE RÁDIO, PENSE TV, maior movimento de valorização dos dois veículos. “Como não pensar grande se a programação das emissoras de rádio e televisão impactam o maior número de catarinenses. Como não pensar grande se nossos comunicadores são os verdadeiros e maiores influenciadores. Como não pensar grande se nossos seguidores são os mais fiéis”.

Alesc
Após a leitura da mensagem, os parlamentares se manifestaram. O deputado Kennedy Nunes (PSD) disse que “a causa que nos une a todos é a notícia verdadeira. Precisamos lutar com todas as forças contra a fake news”. O deputado Ulisses Gabriel (PSD) afirmou que acompanhou o crescimento da ACAERT nos últimos anos. “Isso demonstra que Santa Catarina é um Davi, um estado pequeno, mas muito forte e pujante”.

Já o deputado Fernando Krelling (MDB) elogiou a campanha Jeito Catarinense e a defesa da reforma da Previdência no estado. “Pensar Santa Catarina é realmente pensar grande”. Para o deputado Valdir Cobalchini (MDB) a “ACAERT levanta bandeiras, defendendo Santa Catarina. Seja aqui como no Congresso Nacional. O papel da entidade não se resume à informação”.

A deputada Paulinha (PDT) elogiou a cobertura da Rede de Notícias ACAERT – RNA do parlamento. “Nobreza que a entidade oferece a cada um de nós a despeito de nossas opiniões. Abertura ampla e irrestrita para a informação. Em poucos estados a gente alcança esse nível de maturidade da imprensa a questão do fake news”.

Para a deputada Marlene Fengler (PSD) a “ACAERT presta um serviço extremamente importante para a Santa Catarina, com sua capilaridade das emissoras que faz chegar a qualquer região do estado as informações verdadeiras e não fake news. Esse trabalho é um diferencial para a promoção da cidadania”. O deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) enfatizou a união das emissoras no movimento PENSE GRANDE: PENSE RÁDIO, PENSE TV.  “Unir em todas as bandeiras a sociedade de Santa Catarina foi a melhor coisa que a entidade fez”.

Clique na galeria para ampiar as imagens

Notícias Relacionadas