Presença e liderança

04 de Julho de 2012

Quando falamos em gestão de imagem, um dos pontos que devemos considerar éa PRESENÇA. Mas afinal de contas, o

Quando falamos em gestão de imagem, um dos pontos que devemos considerar é a PRESENÇA. Mas afinal de contas, o que é presença? De forma mais genérica, presença é a habilidade que certas pessoas possuem de chamar a atenção de terceiros. Considerando somente esta definição, acabamos vulgarizando o conceito. Se assim fosse, todas as pessoas que falam alto possuem presença. Mulheres com usando roupas extravagantes ou vulgares também possuem presença.  Eu prefiro definir  presença de uma forma diferente e mais profunda.  Presença, é a habilidade  que certas pessoas possuem de conectar com outras  de forma autentica , automática e constante.

Presença é uma habilidade nata mas também pode ser treinada e desenvolvida.  Muitas pessoas, principalmente aquelas que ocupam posição de liderança precisam desenvolver  sua presença. Este atributo deverá ser uma das principais forças  de um verdadeiro líder. A presença é uma das principais habilidades para se conectar com pessoas.

Seguramente presença está diretamente ligada ao ato de causar uma boa impressão através da sua aparência sim. Apesar  da sua relevância, uma boa não irá sustentar a presença. Quantas vezes não passamos por situações onde nos sentimos quase que hipnotizados por um homem ou uma mulher muito bonito, mas quando começam a falar não conseguimos prestar a atenção em nada que falam. Este exemplo comprova que a aparência  é importante sim mas não será suficiente para manter  continuidade da presença.

Vários são os cargos que carregam consigo a responsabilidade que demandam um postura de liderança, mas existe uma grande diferença entre ser líder e ser líder com presença. Ser um líder com presença  é muito mais do que ser carismático. Liderança com presença é a capacidade de conectar autenticamente com os pensamentos e sentimentos dos outros a fim de motivá-los e inspirá-los na busca   dos resultados desejado.

 

Um líder com presença precisa:

  • Ter um auto -conhecimento para ser autêntico e refletir seus valores em suas ações e decisões.
  • Ser firme  e flexível  para saber lidar com o inesperado.
  • Ter a capacidade de construir relacionamentos com os outros através da sua empatia, saber ouvir   e  estabelecer conexão autêntica.
  • Expressar os sentimentos  e emoções de forma adequada, usando todos os meios disponíveis – palavras, voz, corpo e rosto.

 

Quão líder você deseja ser?

Patrícia Dalpra