Prêmio CERTI relembra o início da cultura de inovação em Florianópolis

06 de Dezembro de 2019

Mediado pelo superintendente geral da CERTI, José Eduardo Fiates, o evento contou com a participação de Sergio Gargioni, chefe de departamento do curso de Engenharia Mecânica da UFSC, e de Daniel Leipnitz, presidente da ACATE

O evento para entrega do Prêmio CERTI de Inovação teve caráter histórico com a ilustre presença de Carlos Alberto Schneider e José Fernando Xavier Faraco, figuras significativas no desenvolvimento tecnológico de Florianópolis. Pioneiros na implantação do setor de tecnologia e inovação na região, foram premiados na categoria Personagem Histórico, relembrando o surgimento deste ecossistema para que os jovens empreendedores e empresários presentes conhecessem os atores que fizeram parte desta jornada e os desafios enfrentados.

O evento foi mediado pelo superintendente geral da CERTI, José Eduardo Fiates, e contou com a participação de Sergio Gargioni, chefe de departamento do curso de Engenharia Mecânica da UFSC, e de Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. “Ecossistemas especiais se fazem com pessoas especiais. Aqui em Florianópolis nós reunimos lideranças empresariais, governamentais e acadêmicas, e isso é um privilégio”, afirmou Fiates.

A noite ainda prestou homenagem a Saulo Vieira, que faleceu há poucos dias. Ele também foi um dos incentivadores para o surgimento do ecossistema de inovação de Florianópolis. A entrega do Prêmio CERTI aconteceu na Softplan, no Sapiens Parque, empreendimento que ele ajudou a implantar e regeu por vários anos. “O Sapiens é um projeto de referência mundial como espaço para empreendedores. Queremos que aqui exista vida, e para isto é necessário apoio e parceria com o governo para continuarmos promovendo empreendedorismo e inovação”, disse Schneider, um dos fundadores da CERTI. 

 

 

Confira a lista de vencedores:

Empresa de Tecnologia Referência do Ecossistema: Aquarela Advanced Analytics 
Destaque de Empresa de Tecnologia do Ecossistema: Exact Sales
Empresa Referência de Economia Criativa do Ecossistema: Black Purpurine
Projeto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ecossistema: Horus Aeronave
Projeto de Cliente CERTI no Brasil/Mundo: WEG
Projeto Social-ambiental Inovador: Kemia tratamento de efluentes 
Projeto de Governo de Apoio à Inovação: Softplan - Projeto 90 dias sem papel
Startup do ano: Kemia