Pesquisadores de Cambridge lançam jogo Bad News que fabrica Fake News

22 de Fevereiro de 2018

O desenvolvedor reunirá informações do jogo, incluindo as pontuações dos jogadores em questionários que avaliam o quão bem eles podem detectar táticas que eles usaram

Um dos assuntos mais comentados nos últimos anos tem sido a intensa produção das chamadas Fake News, ou "Notícias Falsas". Essas são criadas para criar um sensacionalismo em cima de um tema, descridibilizar uma pessoa ou empresa, ou até iniciar uma guerra por conta dessa "notícia". 

E agora foi desenvolvido um jogo on-line, criado por pesquisadores de Cambridge, no qual os jogadores competem para se tornarem "um magnata da desinformação e notícias falsas", o jogo foi chamado de "Bad News". Ao esclarecer as práticas obscenas, eles esperam que o jogo "vacine" o público e imune a propagação de inverdades. 

"A ideia é que, uma vez que você tenha visto as táticas e as usou no jogo, você constrói resistência", disse Sander van der Linden, diretora do Cambridge Social Decision-Making Lab. "Queremos que o público aprenda o que essas pessoas estão fazendo caminhando em seus sapatos".

Os jogadores do falso jogo de notícias devem acumular seguidores virtuais do Twitter, distorcendo a verdade, plantando falsidades, dividindo a atenção unida e desviadora ao retumbar. Todo o tempo, eles devem manter a credibilidade nos olhos de sua audiência.

O jogo destrói a verdade utilizando 6 estratégias-chave. Uma vez que um jogador demonstrou um talento para cada um, ele é recompensados com um crachá. Em uma rodada, os jogadores podem optar por representar o presidente dos Estados Unidos e desativar um tweet de uma conta falsa. Ele declara guerra à Coreia do Norte e completa com uma hashtag #KimJongDone.

Durante os próximos 6 meses, Van der Linden, que trabalhou no projeto com Drog, um coletivo de mídia holandês, reunirá informações do jogo, incluindo as pontuações dos jogadores em questionários que avaliam o quão bem eles podem detectar táticas que eles usaram.

Se existe o perigo de o jogo poder levar os jogadores pro lado negro da força? "Eu acho que vale a pena correr o risco dado quantas pessoas podemos educar com isso".

O trabalho deve ser publicado no Journal of Risk Research.

Interessados em jogar, o Bad News está disponível somente on-line, através DESTE SITE.