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Pesquisa – Os targets de consumo
31 de Maio de 2012

Pesquisa – Os targets de consumo

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Por Patrícia Dalpra 31 de Maio de 2012 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Hoje fiquei inspirada no tema pesquisa e resolvi compartilhar com vocês. Estou relendo um livro da antropóloga Miriam Goldenberg chamado  “A arte de pesquisa”.  Este livro me transportou para o ano de 2006 quando fui introduzida na área de pesquisa. Toda minha formação como pesquisadora veio do Future Concept Lab, instituto italiano com o qual desenvolvemos algumas pesquisas no Brasil. Uma destas técnicas  utilizo sempre dentro do meu trabalho é o método biográfico  muito utilizado pelas ciências sociais. O sociólogo Howard Becker tem reflexões interessantes sobre a utilização deste método “histórias da vida não revelam a totalidade da vida do indivíduo, mas apenas uma versão selecionada de modo a apresentá-lo como o retrato de si que prefere mostrar aos outros, ignorando o que pode ser trivial ou desagradável para ele, embora de grande interesse para a pesquisa”. Tal fato que pude comprovar na prática dentro da minha área de atuação. O relato escrito torna-se complementar ao diálogo investigativo.

Ainda dando continuidade à área de pesquisa, o tema que fez com que eu me apaixonasse por esta área foi o estudo dos targets de consumo. A pesquisa parte de uma investigação comportamental para extrairmos a análise necessária.

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Hoje vou utilizar minha coluna para compartilhar dados sobre a  pesquisa comportamental realizada mundialmente pelo FCL. Vou apresentar tendências para os 10 targets que foram comprovadas na pesquisa que realizamos no Brasil. Estes grupos foram estudados em todos os países mas para cada um foi encontrado um pais de referência onde tal comportamento se fazia mais presente.

1.   Posh tweens ( 8 -12 anos)

 O país de referência é a Itália. Este jovens adolescentes amam novidades. Uma categoria que é seguidora fiel das tendências de moda. Tal atitude é resultado da necessidade de serem aceitos nos seus grupos.  São curiosos com tudo o que está acontecendo ao seu redor. Nasceram na era da  tecnologia e pela facilidade que possuem em lidar com os novos gadgets, são os melhores consultores de seus pais na hora da compra.

2. Expo teens ( 12- 20 anos)

O país de referência é o Japão. Estes jovens, diferentes doa anteriores, possuem uma liberdade de expressão  muito grande e não precisam seguir a moda para serem aceitos em seus grupo. Desenvolvem varias formas de se comunicarem utilizando uma linguagem própria. Estão sempre em grupos e o ato de compartilhar é muito forte.

3.   Linker people (  20 – 35 anos)

Pais de referência é a Finlândia. Fazem do seu cotidiano um centro de experimentação.  Buscam o novo e as ferramentas tecnologias são seus grande aliados. Possuem a cabeção aberta a tudo aquilo que é novo.

4.   Unique soons ( 20 -35 anos)

O país de referência é a China. Vivem como filhos únicos. São individualistas, egocêntricos, narcisistas e consumistas. A internet é o laboratório criativo.  É um grupo de bastante representatividade no consumo.

 

5.   Sense girls ( 25- 40 anos) 

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O país de referência é a Tailândia. Possuem uma sensibilidade estética aguçada. Mesmo tendo uma grande preocupação com a estética. A questão ética faz parte do seu cotidiano. As palavras que melhor definem este grupo são sensibilidade estética e experiência sensorial.

* este grupo é totalmente voltado para o sexo feminino.

6.   Mind builders ( 35 – 50 anos)

O país de referência é a India. Podemos dizer que este é um grupo que representa uma nova burguesia intelectual. Estão sempre em busca do conhecimento que são adquiridos através da leitura ou através da compartilhamento intelectual.

* este grupo é totalmente voltado para o sexo masculino.

 

7. Singular Woman ( 35 -50 anos)

O país de referência é o Brasil. A feminilidade vem representada por uma mulher segura e audaciosa. Uma mulher que vem conquistando seu espaço na sociedade com muita solidez.

* este grupo é totalmente voltado para o sexo feminino.

9.   Deluxe men ( 45- 60 anos)

O país de referência é Rússia. É como se este grupo estivesse sido transportado aos anos 80.  Muito ligado às marcas como ostentação. Pessoas que hoje conquistaram um status que os permite ver e viver todos os seus sonhos e desejos. As palavras que melhor representam este grupo são luxo e ostentação.

* este grupo é totalmente voltado para o sexo masculino.

10.   Normal breakers ( 45 – 60 anos)

O país de referência é a Argentina. São pessoas muito ligadas aos acontecimento0s globais. Possuem uma visão  critico muito forte. Normalidade e transgressão andam em paralelo. 

 

10.   Pleasure growers ( 60 aos em diante)

O país de referência são os EUA.  Com o aumento da expectativa de vida e da qualidade de vida, este grupo chega  terceira idade  com muita vitalidade. Não aceitam uma vida pacata, ao contrário, estão sempre em busca de novas experiências e aventuras. Utilizam a maturidade adquirida ao longos dos anos para desfrutarem de uma vida com alta qualidade e prazer.

 

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