Publicidade
Personal Branding uma opção ou um fato?
05 de Dezembro de 2011

Personal Branding uma opção ou um fato?

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Patrícia Dalpra 05 de Dezembro de 2011 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Personal branding não é uma escolha. Cada pessoa, através da administração da sua imagem, construirá sua marca pessoal ou personal branding. A única escolha que temos é a construção de uma marca pessoal positiva, negativa ou neutra.

Frequentemente passamos por situações onde pessoas fazem julgamentos errados  a nosso respeito. Segundo a psicologia social, este processo é chamado Fundamental Attribution Error ( Erro de Atribuição Fundamental), teoria desenvolvida pelos psicólogos da universidade de Harvard –  Edward  Jones e Keith Davis. Esta teoria refere-se ao erro fundamental de atribuições envolvendo a colocação de uma forte ênfase nas características da personalidade interna para explicar o comportamento de alguém em determinada situação. Esta interpretação é baseada no vié cognitivo comportamental do ator-observador ( julgador). Por exemplo,  uma pessoa famosa que não está no seu melhore dia é abordada por um fã pedindo um autógrafo. O famoso é pouco simpático com o seu fã.  Tal situação é suficiente para que  seja formada uma impressão instantânea, mas não necessariamente verdadeira.  Este rápido acontecimento é chamado de Fundamental Attribution Error. Uma verdade absoluta sob a ótica do fã  (ator-observador).  Como se não bastasse uma avaliação equivocada, ela será passada adiante porque sempre que vivenciamos uma experiência negativa, tendemos a compartilhar a situação vivida com outras 12 pessoas. Uma pequena atitude não avaliada e aparentemente sem importância poderá ter conseqüências desastrosas.

Publicidade

Esta teoria demonstra a  importância  do comportamento positivo  na construção da marca pessoal. Faço um ressalva especial para  pessoas com um poder de liderança ou fama, pois elas estarão sempre em evidência e as expectativas  sempre serão maiores. Entendendo como se dá o processo, cada pessoa poderá escolher como conduzir a construção  e a manutenção da sua marca pessoa:  uma marca positiva ou uma marca negativa. A escolha está nas suas mãos.

Os vídeos abaixo demonstram, de forma bastante divertida, como julgamos de forma automática e instantânea. 

 

site: www.patriciadalpra.com.br

Facebook: PD Gestão de Imagem e Carreira

Twitter: @patriciadalpra

Publicidade
Publicidade