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O Storytelling e a inovação através do marketing
14 de Março de 2013

O Storytelling e a inovação através do marketing

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Por Fernanda Bornhausen 14 de Março de 2013 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

ImagemSTORYTELLINGQuem me acompanha aqui no Acontecendo Aqui, sabe que venho estudando e praticando cada vez mais a inovação através do marketing, de modelos de negócio e da gestão. Compartilho com vocês que tenho obtido excelentes resultados através da aplicação de técnicas e metodologias como o Canvas, o Design Thinking, o Costumer Development- desenvolvimento do cliente e Storytelling.  E posso dizer hoje que esses meios de inovar estão cada vez mais acessíveis e tem se tornado um diferencial para muitas empresas, empreendedores e gestores.
Como o assunto é muito amplo, escolhi escreve\r essa coluna sobre uma das formas que considero das mais poderosas para inovar através do marketing, que é o Storytelling, que, diga-se de passagem, vem ganhando a cada dia mais adeptos no mundo corporativo. Mas apesar da metodologia já estar sendo bastante utilizada nas grandes empresas, ainda permanece pouco conhecida para o público em geral, principalmente para os empreendedores iniciantes.

Bem, tudo começou no MIT, quando um grupo de pessoas resolveu estudar a ciência da história em seu Media Lab e tomou como inspiração o cinema, a publicidade, a TV e todas as mídias onde as histórias são a matéria-prima principal para entender como isso se aplica ao dia-a-dia corporativo. Hoje o processo de criar e contar histórias é tema de diversos livros e workshops e contar histórias já se tornou até metodologia para construção e reposicionamento de marcas.

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Me atrevo a dizer, sem medo algum de errar, que as histórias serão cada vez mais ferramentas imprescindíveis da estratégia das empresas, uma evolução natural do discurso da última década sobre a crescente relevância da comunicação corporativa.

Em vez de ppts confusos, discursos enfadonhos e slides de gráficos que embalam as audiências em sono  profundo, cada vez mais, as empresas estão adotando o “storytelling”, prática  que usa roteiros bem amarrados para contar histórias que ilustram experiências  de venda e lançamentos de produtos. O objetivo é fisgar a atenção de clientes,  equipes e acionistas em eventos empresariais, além de aumentar o poder de  persuasão em reuniões sobre estratégias recém-alinhadas e no engajamento de  parceiros.

Muito utilizado em países como Estados Unidos e Inglaterra, o storytelling está ganhando adeptos no Brasil, como o Bradesco, Nextel e Natura, que incluíram o formato em seus projetos de comunicação.

Hoje a empresa referência em super apresentações com o uso do Storytelling no Brasil é a inovadora Soap, que tem um modelo de negócio baseado na técnica e que é sucesso absoluto.

Tive uma experiência maravilhosa com eles, aprendendo a criar uma super apresentação na prática, inclusive com treinamento dos apresentadores, para o lançamento de um programa inédito no Brasil, o Social Good Brasil. Com esse treinamento, que envolveu a criação da história em conjunto com o consultor da Soap, Olavo Oliveira, conseguimos chegar a uma apresentação e um vídeo que tem conseguido traduzir para o grande público esse programa inédito, bem como vem engajando a nossa audiência que hoje já é de mais de 100.000 pessoas em português e inglês.

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Para proporcionar um aprofundamento no tema, através da Clear Educação e Inovação,  firmei uma parceria com a Soap, que realizará pela primeira vez  em Florianópolis o workshop “Super Apresentações”, criado por ela, que é mais desejada empresa de consultoria em apresentações do Brasil.

Caso queiram saber mais sobre o workshop, clique aqui.
Clique aqui para conhecerem a apresentação e o vídeo do Social Good Brasil realizados com a Soap.
Clique aqui para conferir uma matéria super interessante no Valor Econômico sobre Storytelling:
Para baixar uma amostra gratuita do livro Super Aprsentações da Soap, clique aqui.
Sintam-se a vontade para passar o feedback, participar na discussão, criticar e etc.
Vocês me encontram no email: [email protected]
Twitters: @fernandabornsa e @cleareducacao

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