O que aconteceu no encontro da Mídia Regional com a Presidência da República

26 de Agosto de 2019

“A imprensa regional é importante para o futuro da nação”, Jair Bolsonaro

 

Na última quinta-feira, 22/8, publicamos um resumo do que aconteceu no encontro da Mídia Regional - jornais, rádios e televisões dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Clique aqui para acessar a matéria.

No evento promovido pela ACAERT-Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, acompanharam o presidente Bolsonaro o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno e o Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten

 

Desabafo e emoção
O evento teve início com a palavra de Bolsonaro que, visivelmente irritado, reclamou da má vontade da mídia nacional, com quem estivera até aquele momento, "que insiste em interpretar minhas declarações sobre diversos assuntos. Esse é o meu jeito de falar. Jeito que o povo entende. E não vou mudar. Estamos construindo uma rota diferente do passado. Nós temos tudo para dar certo. Precisamos de união. A imprensa regional é importante para o futuro da nação", enfatizou o presidente encerrando sua mensagem de aproximadamente 10 minutos.

 

Objetivos do encontro
O presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli, disse em seu pronunciamento que o objetivo do encontro era mostrar ao presidente o potencial e a atuação da Mídia Regional nos três Estados do Sul. "Nossos veículos fazem comunicação em sintonia com a sociedade porque fazemos parte dela", disse. O AcontecendoAqui conversou com Petrelli ao final do evento no Salão Oeste do Palácio do Planalto. Ouça o que ele disse:

 

 

Repercussão

O vice-presidente da ACAERT e presidente da NSC Comunicação, Mário Neves, falou ao AcontecendoAqui logo após encerrada a cerimônia. Ouça o que ele falou:

 

 

SECOM
O Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten, atendeu a imprensa ao final da cerimônica e o AcontecendoAqui registrou o momento que ele avalia o encontro e responde à uma pergunta formulada pelo portal. Clique aqui para acessar a matéria em vídeo.

 

ADJORI
O presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), José Roberto Deschamps, disse que foi muito importante a abertura de Bolsonaro para a imprensa regional e que o presidente  foi muito "receptivo" e "atencioso". "Foi uma oportunidade única de mostrar a importância da mídia regional. E tenho a certeza de que o governo federal vai reconhecer. O jornalismo impresso do interior tem sido fundamental para formação cidadã e desenvolvimento das comunidades do nosso Estado", afirmou Deschamps.

 

ADI
O vice-presidente da ADI/SC- Associação dos Diários do Interior, Adriano Calil, apresentou números do Meio Jornal:
. 2875 jornais cadastrados na SECOM
. 875 estão aptos a receber midia do Governo Federal
- A ADI congrega 800 jornais impressos no Brasil e outro tanto no modelo on-line, em 15 Estados da Federação.

"Mostramos a força do meio jornal, demonstrando que essa chamada grande imprensa está na vitrine apenas do Centro do país e reverbera com muita força nos espaços do Distrito Federal. Entretanto, não é ela que pauta o debate na base da sociedade. Nos municípios do interior do país, no Brasil real onde circulamos, somos nós que pautamos o debate. A tal grande mídia impacta deputados e senadores enquanto estão em Brasília. Mas quando o parlamentar sai do Congresso Nacional, segue direto para a região onde conquistou seus votos", destacou Adriano Calil.

 

SERT
A presidente do SERT-Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina, Ana Paula Melo, referiu-se ao encontro como marcante. "Ouvimos o presidente falar dos seus planos para o Brasil e sobre como tem sido a sua relação com a imprensa. Além disso, pudemos apresentar o trabalho que desenvolvemos em prol das nossas regiões e o quanto podemos contribuir para a construção de um país melhor”,

Conteúdo apresentado ao Presidente
A seguir você encontrará dois vídeos. O primeiro mostra a apresentação de Marcello Corrêa Petrelli, presidente da ACAERT, com duração de 16 minutos. Já o segundo, traz a fala de Ranieri Bertoli, ex-presidente da ACAERT e atual membro da CCS-Comissão de Comunicação Social do Congresso Nacional.

 

 

 

Campanhas
Durante o encontro foram exibidos vídeos como o audiovisual da ACAERT e as campanhas da entidade do “Jeito Catarinense”, contra a Fake News e sobre a Reforma da Previdência. Ao final da reunião, Marcello Petrelli, entregou ao presidente um cartão da campanha "Jeito Catarinense" exibido por Bolsonaro com a cor verde voltada para os presentes.

 

 

Encontro com a bancada catarinense
Para encerrar o programa dos dois dias, a ACAERT promoveu almoço dos membros da comitiva com a bancada parlamentar de Santa Catarina. O evento foi no Restaurante Coco Bambu Lago Sul.  Além de dirigentes da ACAERT, participaram lideranças da ABERT, AGERT, AERP, Sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de presidentes dos jornais do interior dos três estados. Objetivo foi apresentar aos senadores e deputados catarinenses o conceito de atuação da Mídia Regional no desenvolvimento social e econômico da Região Sul. 

 

Representantes das entidades
Ademir Arnon – presidente da ACI
Ana Paula S. Melo – presidente SERT/SC
Cezar Telles – presidente SERT/PR
Christina Alavarez Gadret – presidente Sindirádio RS
Eladio Dios Vieira da Cunha – presidente ADI RS
Elizio Jacy Siqueira Junior – presidente Adjori PR
Jedaias Pereira Belga – presidente ADI Brasil
José Heriberto Michelleto – vice-presidente AERP
José Roberto Deschamps – presidente Adjori SC
Lenoires da Silva – presidente ADI SC
Marcello Corrêa Petrelli – presidente ACAERT
Marise Westphal Hartke – vice-presidente ABERT
Nery José Thomé – presidente ADI PR
Ranieri Moacir Bertoli – conselheiro de Comunicação do Senado
Roberto Cervo (Melão) – presidente AGERT

Clique nas imagens para ampliá-las

Notícias Relacionadas