NSC TV apresenta “Um Sonho na Nossa Santa Catarina”

19 de Julho de 2018

Programa especial vai ao ar neste sábado, dia 21, e tem como intuito valorizar Joinville como um dos principais centros de formação de bailarinos do país

Foto: Salmo Duarte

O programa, que retrata histórias de crianças e adolescentes que vêm a Santa Catarina cheias de talento para a arte do movimento, marca o início do Festival de Dança de Joinville. Batizado de "Um Sonho na Nossa Santa Catarina", o programa vai ao ar às 14h. A produção demonstra como o Estado se transformou num dos principais centros de formação de bailarinos do país a partir da chegada da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, instalada há 18 anos em Joinville.

Baseada em relatos de jovens cujos sonhos superam os preconceitos e a saudade de casa, a produção apresenta casos de vários bailarinos em formação, cujas famílias reestruturam suas vidas em nome da vocação dessas crianças, que são verdadeiros artistas.

O bailarino João Vitor dos Santos, de apenas 16 anos, é um dos protagonistas do programa. João há seis anos deixou o Piauí para viver o sonho de dançar no Bolshoi em Joinville. Apesar de já ter participado de vários espetáculos, o bailarino nunca se apresentou para os pais, que continuam morando em Teresina e jamais assistiram a uma apresentação de balé. A emoção deste encontro  está registrada no especial. A família de João Vitor veio de surpresa do Piauí para vê-lo pela primeira vez no palco.

Além dele, a produção ainda reúne histórias de meninos que precisaram enfrentar o preconceito contra o balé, inclusive dentro de casa. O especial também apresenta a dura vida de quem deseja brilhar nos palcos; a disputada seleção para entrar no Bolshoi, mais concorrida que muitos vestibulares; e a disciplina russa do balé que já levou muitos jovens que passaram por Joinville para os principais palcos do mundo.

Desde que o Bolshoi iniciou em Joinville, quase 80 bailarinos formados pela escola foram contratados por companhias do exterior. A equipe do programa foi a São Paulo para ver como estão os bailarinos que passaram por Santa Catarina e hoje são contratados por uma das maiores companhias do Brasil, a São Paulo Companhia de Dança.

Com produção pela NSC TV Joinville, o programa conta com reportagem de Marco Antonio Mendes; fotografia de Hilton Maurente e apresentação de Rafael Custódio.

Assista aos teasers: