NSC estreia podcast "PODentrar" para falar sobre ansiedade, medo e frustrações durante a pandemia

16 de Setembro de 2020

Jornalistas da NSC e psicóloga apresentam a primeira temporada que já está disponível nas plataformas digitais

As jornalistas da NSC Comunicação, Marina DalCastagne e Mayara Vieira, ao lado da psicóloga Jamila Custódio Elias, comandam o novo podcast da NSC chamado "PODentrar", que fala sobre as mudanças psicológicas causadas durante a pandemia do coronavírus. Dividida em cinco episódios, a primeira temporada do programa já está disponível no Spotify e Deezer

Para esclarecer algumas dúvidas e também prestar orientações sobre como lidar com medo, ansiedade e as frustrações do atual momento, a temporada chamada "CalmaMente" foi pautada pelos assuntos que passaram a ser recorrentes no consultório da psicóloga Jamila desde o mês de março, quando isolamento social, trabalho em casa e suspensão das aulas acabaram mudando a rotina de TODOS. 

"Essa primeira temporada chama-se "CalmaMente" justamente porque nosso objetivo é acalmar, trazer um certo alívio à mente dos ouvintes. Tem um episódio em que a gente fala do adiamento dos sonhos e como lidar com essa frustração, essa sensação de impotência diante da falta de controle sobre os planos. Um outro episódio sobre relacionamento, já que o confinamento acabou aumentando o número de divórcios durante a pandemia. Também falamos sobre filhos em tempo integral, porque a casa se tornou escritório, mas também virou escola. Além disso a gente também tem um episódio sobre luto e um último sobre o vazio existencial, já que às vezes mudanças abruptas na nossa vida acabam provocando essa situação", explica a jornalista Mayara Vieira. 

Os episódios são os seguintes: 

​1. Não foi dessa vez​ 

O Podcast PODentrar fala dos sonhos que precisaram ser adiados com a pandemia. Um casamento, um curso ou uma viagem, a frustração de quem planejou e precisou guardar o plano na gaveta. O que acontece dentro da gente diante dessas situações de impotência? 

​2. Felizes para sempre?​ 

No segundo episódio do PODentrar o tema é relacionamento. O número de casais querendo a separação em Santa Catarina aumentou 28% durante a pandemia. A culpa seria do isolamento social ou essa fase só escancarou uma situação que já não estava boa? 

​3. Filho em tempo integral​ 

A casa virou escritório de trabalho e sala de aula dos filhos. Com as aulas presenciais suspensas, as crianças passam muito mais tempo em casa. O terceiro episódio do PODentrar tenta dar uma força para os pais que estão enfrentando esse desafio. 

4. Luto​ 

A dor da perda pode ser vista de vários sentidos. A pior delas é quando se perde alguém querido. Mas o que fazer nesses momentos, o que dizer pra alguém que está vivendo o luto? O Podcast PODentrar aprofunda o tema no penúltimo episódio. 

​5. Tô triste, mas por quê?​ 

Do nada surge aquela sensação de vazio, uma tristeza profunda que vai tomando conta da gente. O PODentrar te explica que não adianta preencher o tempo com mil coisas pra tentar melhorar. É preciso ouvir o corpo. 

 

Notícias Relacionadas