Publicidade
NSC apresenta programa especial em homenagem aos 170 anos de Joinville
03 de Março de 2021

NSC apresenta programa especial em homenagem aos 170 anos de Joinville

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Neste sábado, 6 de março, a NSC TV apresenta exclusivamento ao Norte do estado o programa “Francisca, a princesa de Joinville“, presente da emissora ao município, que na próxima terça-feira (9) completa 170 anos. Após a exibição, o programa poderá ser visto também no Globoplay.

O especial faz uma homenagem à Princesa Dona Francisca, personagem importante na fundação da cidade, que recebeu de presente de casamento as terras onde hoje fica Joinville e chegou a emprestar o seu nome no início do povoamento, quando a região ainda se chamava Colônia Dona Francisca. “O nome dela está em todos os lugares aqui em Joinville, nas ruas, nos comércios, nos livros de história, mas, paradoxalmente, ela parece desconhecida da grande maioria das pessoas. Por isso, nós acreditamos que o programa deve aproximar ainda mais os joinvilenses da sua princesa”, avalia o coordenador de Jornalismo da NSC TV em Joinville, Rafael Custódio. 

Publicidade

A reportagem resgata momentos importante da vida da princesa, da infância órfã no Brasil, ao casamento com um príncipe francês, destacando a relação com o irmão Dom Pedro II e a força política de uma mulher que lutou pela monarquia na França e no Brasil. “Ela vem de um mundo muito ligado a Dom João VI e, já no final, de um mundo mais moderno. Ela assistiu a isso tudo. Repúblicas e impérios, um mundo muito conturbado, com muitas mudanças políticas e sociais e, portanto, é de fato uma figura muito interessante”, afirma o diretor do Palácio Nacional da Ajuda, em Portugal, José Alberto Ribeiro, um dos pesquisadores que ajudaram a traçar o perfil da princesa para o programa.

“Francisca, a princesa de Joinville” foi produzido nos últimos três meses. A reportagem é de André Lux, Silas Júnior e Hilton Maurente, com edição de Derick Padilha, produção de Anderson Marques e direção geral de Rafael Custódio.

Publicidade
Publicidade