NOTA DE REPÚDIO | ACAERT repudia declaração de deputada contra a imprensa

05 de Abril de 2019

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT repudia veementemente a declaração da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo ao jornalista Altair Magagnin, do jornal Notícias do Dia do Grupo RIC, que afirmou: “jornalistas são canalhas” e “têm problemas cognitivos”.

Além das hostilidades proferidas de forma genérica, a deputada também agrediu verbalmente o profissional que realizava a entrevista afirmando: “Estou começando a desconfiar da sua capacidade mental” e “se você é um jornalista bunda mole, ou não”.  Em outro trecho, a deputada reconhece a agressão. “Se quiser colocar da minha hostilidade contra o teu jornal ficaria muito satisfeita”.

A reação preocupante da parlamentar aconteceu depois que jornal Notícias do Dia, do Grupo RIC, publicou uma reportagem mostrando que a deputada Ana Caroline Campagnolo teria cobrado diárias da assembleia Legislativa em dias de lançamento de um livro de sua autoria em diversas cidades de Santa Catarina. Para comprovar a reportagem, o jornal cruzou os dados entre agenda da parlamentar e do Portal da Transparência do Legislativo.

A ACAERT considera grave as agressões verbais sofridas pelo profissional, destaca ainda que os jornalistas têm como missão informar a sociedade sobre os assuntos de interesse público. As afirmações feitas pela parlamentar distorcem o trabalho dos profissionais de comunicação, e mostram desconhecimento do papel da imprensa em um país democrático de direito.