Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições para sua 20ª edição

18 de Março de 2021

Um dos festivais mais importantes e pioneiros do segmento no país acontecerá de 16 a 24 de outubro

Acontece até o dia 17 de abril o período de inscrição de filmes para a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis - festival reconhecido nacionalmente e uma das principais janelas de lançamento de produções dedicadas à infância e juventude - que será realizada de 16 a 24 de outubro deste ano.

A 20ª Mostra deve acontecer de forma híbrida: presencialmente (se for seguro), com mostras itinerantes para alunos de escolas públicas e comunidades da Grande Florianópolis, e virtualmente, em canal exclusivo da Mostra de Cinema Infantil e por uma plataforma de streaming a ser selecionada.

E além das mostras competitivas, oficinas e shows, o festival exibe curtas e longas-metragens convidados de vários países, com sessão especial dublada em português. Também realiza o Encontro Nacional de Cinema Infantil e Fórum de Cinema e Educação.

“Nos últimos 20 anos colocamos o audiovisual brasileiro para crianças e jovens na pauta anualmente: todos os anos chamamos a atenção para que o país e o mercado do audiovisual prestasse atenção neste público. Não só por causa da formação de plateia, mas em nome do desenvolvimento da cidadania. Uma criança que vê na tela a cinematografia do seu país e de países diferentes terá uma consciência maior e mais crítica sobre tudo”, afirma a idealizadora e diretora da Mostra, Luiza Lins. 

Regras

Serão admitidos curta-metragens nacionais e internacionais inéditas em Santa Catarina, de todos os gêneros, com a duração de até 20 minutos, e que privilegiem o público infantil. Os selecionados estarão automaticamente participando da Mostra Competitiva Nacional e concorrerão, durante o evento, na categoria Melhor Filme, votado por um Júri Oficial, que premiará o valor de R$3 mil, e ao Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Outro prêmio oferecido será para o Melhor Filme Internacional, também votado pelo público.

Os critérios para a seleção são qualidade técnica e artística e conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo. Os selecionados para serão anunciados no início de maio, no site do evento.

Notícias Relacionadas