Monitoramento da Kantar Ibope Media mede consumo do rádio em diversas plataformas

29 de Julho de 2020

Para realizar o monitoramento empresa lançou o Kantar Social Radio

Sabemos que o consumo de mídias durante a pandemia mudou muito. As pessoas estão mais em casa e, consequentemente, mais conectadas seja vendo televisão, acessando a internet ou ouvindo o rádio. E sobre esse útlimo, a Kantar Ibope Média garante que a audiência do meio se manteve em alta. 78% dos brasileiros ouviram rádio nos últimos 30 dias, com consumo médio diário de 4h41min. Sendo que três em cada cinco ouvintes consumiram o meio todos os dias.  E para entender mais como esse público se comporta, como também as plataformas que consomem o formato de áudio, a empresa lançou o Kantar Social Radio (KSR).

“O KSR permite que emissoras de rádio, agências de publicidade e anunciantes entendam o que se comenta sobre o meio nas redes sociais, quais os programas que mais engajam os ouvintes e, ainda, a performance dos programas ao vivo ou em análises históricas. Compreender essa repercussão é mais um caminho para entender o que o ouvinte quer, de fato, ouvir”, comenta Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.

Dados do Target Group Index indicam que 57% dos brasileiros conectados (que acessaram a internet) ouvem rádio e, destes, 16% o fazem enquanto acessam a internet. Esse número expressivo de ouvintes se reflete nas interações online avaliadas pelo Kantar Social Radio. O primeiro levantamento especial do KSR, com análises entre janeiro e junho de 2020, mostra que foram mais de 3,5 milhões de tweets sobre rádio ao longo do semestre entre as emissoras da cobertura, com quase 650 mil autores únicos e mais de 987 milhões de impressões.

A pesquisa sobre os impactos da Covid-19 no consumo de rádio mostrou que 61% dos ouvintes de rádio declararam ter utilizado redes sociais ao longo da pandemia. Os dados do KSR refletem essa repercussão, indicando um aumento de 77% na quantidade de tweets sobre rádio em relação a primeira semana de março, período anterior as medidas de isolamento

Notícias Relacionadas