Lançado em Lages filme que retrata a história de Carlos Joffre Amaral

22 de Fevereiro de 2018

Inaugurador da Rádio Clube de Lages, Carlos foi um vanguardista da comunicação radiofônica em Santa Catarina. Carlos Joffre Amaral é o tema do filme que tem data de lançamento para esta sexta-feira dia 23, em Lages. A obra é dirigida pelo cineasta Marcelo Machado, "A Voz da Cidade" mostra a chegada de Carlos à Lages, os detalhes de seu casório com Dona Ilse, a instauração do alto-falante na praça da cidade, e a ideia de fundar a Rádio Clube. A película de 50 minutos conta com a participação de 29 atores e foi gravada em locais renomados de Lages.

Roberto Amaral, filho de Joffre e presidente do Grupo SCC, conta sobre a emoção de ver a vida do pai relatada num filme, "Eu e toda a família SCC nos sentimos honrados em ver parte da história do nosso patrono, Carlos Joffre Amaral, que tanto contribuiu para a radiodifusão regional, sendo um dos precursores da comunicação em Santa Catarina, eternizada nesse audiovisual, produzido por profissionais e artistas da nossa terra", afirma Roberto. Com o falecimento do pai, em 1976, Roberto Amaral assumiu os negócios da família fundando o Sistema Catarinense de Comunicações e iniciando a primeira emissora de tv da Serra Catarinense, a TV Planalto, hoje chamada SBT Santa Catarina.

Conforme o diretor Marcelo Machado, a ideia de fazer um filme produzido inteiramente por lageanos e de forma colaborativa ocorreu enquanto trabalhava como técnico no grupo SCC e escutava as histórias do seu pai. Para Machado, a homenagem justifica-se "pela importância de sua obra para a cidade de Lages e região, sendo responsável pelo avanço das comunicações e o desenvolvimento do comércio em geral. Sem contar as campanhas eternizadas pelos seus sucessores, que ajudam pessoas da comunidade". Marcelo ainda conta que a produção da obra, desde a criação do roteiro, levou cerca de três anos para finalizar, e o processo foi comandado pela sua produtora a M2 Filmes.

Segundo o diretor, "O filme é independente e colaborativo, sem fins lucrativos. Trata-se de uma pequena homenagem a Carlos Joffre do Amaral e tem como objetivo enaltecer a produção local bem como valorizar seus artistas locais”. 

"A Voz da Cidade" tem data de estreia para o dia 23 de fevereiro no Cine Marrocos às 20h, com entrada gratuita. 

Clique na galeria para ampliar:

Notícias Relacionadas