O Barômetro Kantar Covid-19, estudo que explora as influências do coronavírus nas atitudes, comportamentos e expectativas de pessoas em mais de 50 mercados, apresentou uma nova análise de como os jovens das gerações Centennials (18-24 anos) e Millennials (25-34 anos) se diferenciam das faixas etárias seguintes.
Entre os entrevistados, 48% deles acreditam que as marcas precisam servir de exemplo e guiar a mudança, contra 31% das pessoas com 55 anos ou mais; 35% esperam que as marcas usem seu conhecimento para explicar e informar seus consumidores, contra 28% com 55 anos ou mais. “Isso revela que em comparação com outras gerações, os jovens adultos têm uma expectativa maior de uma participação mais proativa das marcas na sociedade”, afirma a CEO de insights da Kantar Brasil, Valkiria Garré.
Quando analisado o comportamento no digital e o consumo de mídia, os Centennials e Millennials são as gerações que aumentaram suas compras no online em decorrência da pandemia (39%) em relação a população geral (32%), entre 35 e 54 anos (30%) e com 55 ou mais (24%). Desses, 47% deles também esperam aumentar seus pedidos de e-commerce em relação ao mês anterior (apenas 25% dos entrevistados com 55 ou mais farão o mesmo).
As duas gerações têm destaque ainda no uso de todas as redes sociais, com o TikTok mostrando um crescimento expressivo desde o início da pandemia. Mas, de acordo com Valkiria, o YouTube e Instagram ainda continuam líderes devido ao crescimento de lives que incluem treinamento virtual, receitas de culinária e shows de música.
Já o consumo tradicional de mídia doméstica, assim como o online, cresceu significativamente durante a quarentena, principalmente entre os mais jovens: 63% dos Centennials e Millennials consumiram mais TV tradicional depois do coronavírus (56% da população geral e 22% com 55 anos ou mais fizeram o mesmo); 58% começaram a consumir mais TV streaming (51% da população geral e 39% dos 55+; e 77% passaram a assistir mais vídeos online em diferentes plataformas (67% da população geral e 48% dos 55+).
“Os hábitos de consumo de mídia digitais das gerações mais jovens se acentuaram consideravelmente com o distanciamento social. Mas é interessante ver que eles também recorreram à TV Tradicional como fonte de entretenimento e informação”, diz Valkiria.
Quando o assunto é alimentação, os entrevistados com 55 anos ou mais não deixaram a nova rotina mudar sua dieta, sendo que apenas 25% se preocuparam menos com a dieta durante a quarentena (38% dos Centennials e Millennials se descuidaram nesse ponto). 55% das gerações mais jovens também falaram que passaram a fazer mais lanches ao longo do dia (44% dos brasileiros com 55 ou mais fizeram o mesmo).
Isso não impediu, porém, que as gerações mais jovens se aventurem na cozinha: 61% estão tentando novas receitas durante a quarentena (em comparação a 58% da população geral e 49% dos brasileiros com 55 anos ou mais).
“Não é à toa que estamos vendo um boom de conteúdo sobre receitas e comidas nas redes sociais. Ele leva ao engajamento e cria uma conexão com as pessoas que estão distantes em tempo de quarentena”, comenta Valkiria.
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