Publicidade
Jornalistas lançam obra com reportagens inesquecíveis
29 de Outubro de 2014

Jornalistas lançam obra com reportagens inesquecíveis

A coletânea de 25 textos destaca fatos catarinenses de 1970 a 2000. Evento ocorrerá dia 13 de novembro na Alesc. Organização de Ricardo Medeiros e Marcelo Passamai

reportagnes

A tragédia do avião que caiu em Florianópolis, em 1980, deixando 55 mortos. A trajetória de Cinderelo, um bandido sedutor, que fugiu diversas vezes da penitenciária e arrancava suspiros das mulheres. A enchente que devastou Santa Catarina. A Novembrada, o dia em que Florianópolis se rebelou contra as homenagens a Floriano Peixoto.

Temas como esses estão presentes no livro “Reportagens inesquecíveis- o jornalismo atuante em Santa Catarina de 1970 a 2000, organizado por Ricardo Medeiros e Marcelo Passamai. O selo é da Editora Insular, de Nélson Rolim.
O lançamento está marcado para o dia 13 de novembro, às 19 horas, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no Espaço Cultural Jerônimo Coelho.

Diversos jornalistas foram convidados a selecionarem e relatarem algumas de suas experiências memoráveis no exercício da profissão. Repórteres, fotógrafos, editores, apresentadores narram suas histórias na primeira pessoa.

Os relatos abordam desde como surgiu a pauta, como foi o contato com as fontes, dificuldades enfrentadas, tempo investido na investigação, equipe envolvida, o que mais marcou na cobertura, principais personagens.

A obra contempla conflitos de terra nas regiões de Campo Erê, Papanduva e Palma Sola, mortes em uma emergência de um hospital da Grande Florianópolis, doença do governador Pedro Ivo Campos e processo de impeachment do governador Paulo Afonso.
Retrata também, dentre outras atrações, coberturas esportivas; o apagão-que deixou Florianópolis sem luz durante quase dois dias; farra do boi; entrevistas com grandes personalidades; absurdos, como a história de um cego que tirou carteira de motorista.

Tem ainda a publicação de um relatório, confundido como texto final de uma reportagem. O relatório, para checagem, levantava suspeitas de que uma cerca e uma casa estavam em situação irregular numa praia do município de Penha. No local, autoridades e outras pessoas participavam de festas regadas a muita bebida e sexo.

 

25 jornalistas – 27 relatos
Fazem parte da coletânea: Moacir Pereira, Carlos Alberto Ferreira, Carlos Stegemann, Róger Bittencourt, Moacir Loth, Laudelino José Sardá, Celso Martins, Billy Culleton, Evandro Baron, Maurício Oliveira, Lúcia Helena Vieira, Hermínio Nunes, Tarcísio Mattos, Paulo Scarduelli, Carlos Locatelli, Ewaldo Willerding, Olavo Moraes, João Carlos Mendonça, Raquel Wandelli, Raul Sartori, Polidoro Junior, James Tavares , Marcelo Passamai, Linete Braz Martins e Ricardo Medeiros.

 

Perfil dos organizadores

Ricardo Medeiros
Doutor em Rádio pela Université du Maine, França. Autor de sete obras, entre as quais: O que é radioteatro, CBN Diário: uma luz no apagão e No tempo da sessão das moças. Professor do Centro Universitário Estácio de Sá e Assessor de Comunicação Social da Secretaria de Educação de Florianópolis.
Marcelo Passamai
Jornalista, com pós graduação em Marketing, escritor e artista plástico. Trabalhou em vários veículos editorias e de televisão de Santa Catarina, foi diretor de Comunicação do Governo do Estado, Secretário de Comunicação na Prefeitura Municipal e Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores de Florianópolis. Atualmente é editor de um veículo independente e atua na área de assessoria de imprensa. Membro da Academia de Letras do Brasil.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade