Em tempos de discussões acaloradas sobre a disseminação de notícias falsas e o real papel da mídia, o jornalismo sério e transparente ainda é a meta de muitos estudantes e profissionais do segmento. Prova disso é o número de inscrições que a Jornada Galápagos de Jornalismo recebeu nas duas primeiras semanas. Mais de 1200 pessoas de diversas partes do país se cadastraram desde o último dia 25 de março para participar do curso que será oferecido pela Galápagos Newsmaking. A empresa de mídia digital é comandada pela ex-publisher da Editora Abril, Alecsandra Zapparoli, e traz ao mercado uma nova proposta para criar e distribuir notícias.
A primeira edição do curso conta com o apoio de gigantes da tecnologia, que incluem Google, LinkedIn, Twitter e Amazon, que toparam compartilhar seu know-how em oficinas, debates e palestras em suas sedes na capital paulista. Também apoiam a iniciativa Ricardo Sales, do Mais Diversidade, e a empresa 2GetAmrop, uma das maiores redes globais de busca de talentos, referência na área em disseminar a importância da diversidade no ambiente corporativo. O projeto também já conta com o patrocínio da Ambev, GOL | Smiles, Nestlé e 99.
As inscrições estarão abertas até o dia 30 de abril. ““Tínhamos expectativa de que haveria grande procura pelo curso, mas os números surpreenderam. Isso mostra que há muitos profissionais e estudantes em todo o Brasil interessados em produzir conteúdo de qualidade”, afirma Alecsandra.
As inscrições para a jornada podem ser feitas aqui e a seleção dos participantes será realizada em duas etapas. Na primeira, 200 candidatos devem participar de entrevistas online. A partir dessas conversas, sairão 30 nomes eleitos para vir a São Paulo participar do evento presencialmente entre 22 de julho e 1º de agosto. Os outros 170 escolhidos também terão acesso ao material do curso por vídeo.