A visita do diretor executivo do jornal O Correio do Povo, de Jaraguá do Sul, Nelson Luiz Pereira, à Biblioteca Pública de Santa Catarina, em Florianópolis, na tarde da última segunda-feira (13), marcou o início do processo de digitalização de toda a coleção do mais antigo periódico em circulação em Santa Catarina. O termo de cessão do uso dos exemplares foi firmado no fim de 2016 entre o jornal e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), executora do projeto Hemeroteca Digital Catarinense, plataforma virtual onde todas as edições de O Correio do Povo ficarão disponíveis para leitura e pesquisa on-line.
Entre as cerca de 10 mil edições que serão disponibilizadas no portal da Hemeroteca e também no ambiente virtual de O Correio do Povo, estão as publicações bilíngues, em português e alemão, que circularam até 1942. “A digitalização de todo o acervo é um marco para O Correio do Povo. Nós seremos o único jornal diário de interior no Litoral Norte catarinense a ter todas as edições disponíveis na Internet”, comemorou Pereira. A publicação existe desde 1919 e, atualmente, sua área de cobertura abrange as cidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba. A intenção é finalizar os trabalhos de digitalização de todo o acervo até 2019, quando o jornal comemora seu centenário.
Para o coordenador do projeto, Alzemi Machado, a ação vai ao encontro do objetivo de estadualizar as ações da Biblioteca Pública de Santa Catarina, por meio da Hemeroteca Digital. O projeto, que existe desde 2013, já conta com mais de 25 mil edições de periódicos digitalizadas e disponíveis para consulta on-line.
Confira no endereço hemeroteca.ciasc.sc.gov.br.