Grupo RBS lança filme construído por milhares de gaúchos

20 de Maio de 2019

Em 20 dias, quase 50 mil pessoas se mobilizaram para fazer a sua versão da campanha

Quase 50 mil pessoas aceitaram o convite do Grupo RBS para participar da campanha de posicionamento da marca e acessaram o site agentevivejunto.com.br pra montar seu vídeo nos últimos 20 dias. O processo de construção reforça o conceito “A Gente Vive Junto”, escolhido pela RBS para representar sua relação com os gaúchos. Ao todo, 17,4 mil versões foram realizadas na plataforma. O resultado das cenas mais votadas está no filme que o público poderá conferir a partir de hoje na RBS TV e nos canais digitais da empresa. 

"Participar diariamente da vida e do cotidiano de quem vive no Estado está no DNA da RBS. Para construir esse posicionamento, fomos na nossa essência e olhamos para o futuro. Seja a partir do jornalismo ou do entretenimento, tudo o que fazemos tem o compromisso de conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor. Essa é a nossa verdade. O nosso propósito. Nos orgulha muito colocar na rua uma campanha construída com e pelo o nosso público, diretamente conectada com o que acreditamos", destaca Claudio Toigo Filho, CEO do Grupo RBS.

O projeto, desenvolvido em parceria com a agência Competence, foi feito exatamente como a história da RBS: junto com os gaúchos. Na primeira fase da campanha, o público foi convidado a selecionar as cenas com que mais se identificava em cada verso da música Toda Forma de Amor, hit do cantor Lulu Santos que ganhou uma versão inédita para o projeto.

O filme final é um retrato do Rio Grande do Sul: entre as escolhas do público, estão cenas do litoral gaúcho, da Orla do Guaíba, na Capital, de superação, da vida no campo, de inovações tecnológicas e da representação do amor em suas diferentes formas. Reconhecidos pela paixão ao Estado, os gaúchos também não deixaram de fora cenas que demonstram o orgulho de ser daqui, como imagens que têm a bandeira do Estado como protagonista e, também, a paixão pela dupla Gre-Nal.

"A intenção era colocar à disposição dos gaúchos a maior variedade de cenas possíveis, contemplando todos os estilos, para que o público pudesse escolher as imagens com as quais mais se sentia representado. Nossa ideia foi materializar o novo conceito de uma forma inovadora, que envolvesse o público e ainda apresentasse os atributos da RBS", afirma Rafael Bohrer, diretor de Criação da Competence.

Todas as marcas da RBS se envolveram para engajar o público a participar da campanha durante a primeira fase do projeto. Além de peças publicitárias na televisão, no no rádio, jornal e no digital, uma grande ação editorial foi organizada em todos os veículos e com a participação dos comunicadores.

"Acreditamos muito na convergência e na combinação de diferentes ferramentas de comunicação para conectar marcas e consumidores. Os resultados da nossa campanha demonstram isso na prática", avalia Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS.

“A Gente Vive Junto” é a materialização externa do posicionamento que vem sendo construído coletivamente na RBS desde 2017, ano em que a empresa comemorou seis décadas de atuação. Com o objetivo de repactuar seu compromisso com o Rio Grande do Sul a partir do seu propósito, foram definidos seis atributos para a marca: proximidade, confiança, curiosidade, coragem, pluralidade e excelência. Eles farão parte de em uma série de anúncios veiculados em Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro nesta semana.

Confira:

 

 

Ficha Técnica

Cliente: Grupo RBS
Agência: Competence - G|5
Planejamento estratégico: João Satt
Direção de Criação: Rafael Bohrer
Direção de Arte: Fernando Schlikmann e Dieh Ferreira
Redação: Tiago Russell e Conrado Schnarndorf
Atendimento: Ana Cristina Hochscheidt, Cristiane Ramos, Marina Lemos e Thais Drumond
Produção Eletrônica: Andres Araújo
Arte-Final: Antonio Schneider e Karoline Pereira Nunes
Produtora de vídeo: Estação Filmes
Diretor: Guido Antonini
Assistente de direção: Alessandra Verch
Diretor de Fotografia: Thiago Cauduro
Diretora de Produção: Lili Machado
Diretor de Arte: Pauliana Becker
Produção Executiva: Patricia Parenza
Produção de Elenco: Fabiane Freitas
Produção de Locação: Rafael Zanchi
Assistência de Produção: Ana Carolina Rosa
Make: Johnny Left
Coordenação de Pós: Ed Maestri
Produtora de Áudio:  Batuque Música
Aprovação: Eduardo Sirotsky Melzer, Claudio Toigo Filho, Marcelo Leite, Caroline Torma, Bárbara Fabres e Daniela Bonesi