Grupo RBS é reconhecido em todas as categorias profissionais do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental

19 de Outubro de 2017

A mulher das borboletas no Yucumã. Foto: Mateus Bruxel.

Veículos do Grupo RBS foram reconhecidos na 4ª edição do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, na última terça-feira (17). A Gaúcha, RBS TV, Zero Hora, Pioneiro e Diário Gaúcho garantiram nove prêmios entre as categorias de Radiojornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Webjornalismo e Fotojornalismo. O resultado foi divulgado no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mário Quintana, em solenidade conduzida pela jornalista do Grupo RBS, Cris Silva. Além de ter sido premiada em todas as categorias, a empresa também foi reconhecida por ter submetido a maior quantidade de trabalhos.

O prêmio tem como objetivo incentivar a divulgação de experiências, com destaque para a aplicação de novas tecnologias, em especial na área do saneamento ambiental, bem como esforços de empresas e entidades, escolas e universidades, pessoas e instituições públicas e privadas na busca de soluções sustentáveis. Com esse viés, a reportagem “Vamos tratar o esgoto?”, do comunicador da Rádio Gaúcha, Eduardo Matos, recebeu o primeiro lugar na categoria Radiojornalismo.

Em Fotojornalismo, o repórter fotográfico do Grupo RBS, Mateus Bruxel, conquistou três das quatro posições da categoria. Ele garantiu o primeiro lugar com as imagens da matéria especial “A mulher das borboletas no Yucumã”, publicada no Diário Gaúcho e o terceiro e quarto lugares com as reportagens “Dia de faxina no Guaíba” e “Em busca do lobo solitário”, respectivamente, pela Zero Hora.

De autoria de Léo Saballa Junior e Marcelo Theil, o especial “Barreira para reter lixo em arroio de Porto Alegre busca conscientizar sobre o descarte” foi reconhecido em segundo lugar na categoria Telejornalismo. Em Jornalismo Impresso, os repórteres do Grupo de Investigação (GDI) Jeniffer Vanessa Gularte, Carlos Rollsing, Humberto Trezzi, José Luis Costa e Fábio Almeida tiraram o 2º lugar com “Perigo no prato”, pela Zero Hora. O 4º lugar ficou com o Jornal Pioneiro e a reportagem “A Serra Gaúcha que desmata e conserva Mata Atlântica”, de autoria de Carolina Marcon Klóss.

Na categoria Webjornalismo, outros dois trabalhos do Grupo RBS foram premiados. Em terceiro lugar, foi premiada a repórter Fernanda Vasques Coiro, de Zero Hora, com o especial “Do refugo à energia”. Os comunicadores do Pioneiro.com, Juliana Bevilaqua e Guilherme Ferrari, garantiram o quarto lugar com “A cidade que queremos - Fase dois”.

O prêmio é uma homenagem a um dos pioneiros da ecologia no Rio Grande do Sul, José Antônio Kroeff Lutzenberger, e a promoção é uma ação conjunta da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção RS (ABES/RS), Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem.

Confira os prêmios recebidos pelo Grupo RBS:

Radiojornalismo
1º Lugar - Vamos tratar o esgoto?
Autor (a): Eduardo Matos
Veículo: Rádio Gaúcha
 
Telejornalismo
2º Lugar - Barreira para reter lixo em arroio de Porto Alegre busca conscientizar sobre o descarte
Autor (a): Léo Saballa Junior
Coautor(es): Marcelo Theil
Veículo: RBS TV
 
Jornalismo Impresso
2º Lugar - Perigo no prato
Autor(a): Jeniffer Vanessa Gularte
Coautor(es): Carlos Rollsing, Humberto Trezzi, José Luis Costa e Fábio Almeida
Veículo: Zero Hora
 
4º Lugar - A Serra Gaúcha que desmata e conserva Mata Atlântica
Autor(a): Carolina Marcon Klóss
Veículo: Jornal Pioneiro
 
Webjornalismo
3º Lugar - Do refugo à energia
Autor(a): Fernanda Vasques Coiro
Veículo: Zero Hora
 
4º Lugar - A cidade que queremos - Fase dois
Autor(a): Juliana Bevilaqua
Coautor(es): Guilherme Ferrari
Veículo: Pioneiro.com
 
Fotojornalismo
1º Lugar - A mulher das borboletas no Yucumã
Autor(a): Mateus Bruxel
Veículo: Diário Gaúcho
 
3º Lugar - Dia de faxina no Guaíba
Autor(a): Mateus Bruxel
Veículo: Zero Hora
 
4º Lugar - Em busca do lobo solitário
Autor(a): Mateus Bruxel
Veículo: Zero Hora