Grupo RBS amplia serviço de aplicativo colaborativo que discute problemas de cidades para o litoral norte gaúcho

12 de Janeiro de 2018

Lançado em março de 2017, como uma ferramenta que auxilia a população a compartilhar e discutir problemas de Porto Alegre e da Região Metropolitana – o aplicativo Pelas Ruas atualmente contabiliza 18,8 mil usuários cadastrados e 6,6 mil posts e teve seu serviço ampliado neste verão também em algumas cidades do litoral norte gaúcho. Iniciativa do Grupo RBS, a plataforma pode ser usada em Capão da Canoa, Tramandaí, Torres, Imbé e Xangri-lá.

Com um smartphone ou tablet em mãos – os requisitos são iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) ou Android 4.1 ou superior –, o usuário pode apontar o que pode ser melhorado nas cidades e informar se os problemas postados já foram solucionados. A partir de foto e descrição, buracos de rua, fios e energia elétrica, problemas de esgoto, entre outras demandas podem ser vistos por mais pessoas e chegar aos responsáveis por soluções.

O app conta com um mapa colaborativo, que registra as queixas dos usuários. E as postagens podem se tornar reportagens em GaúchaZH, Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV. Para fazer login, basta ter conta no Facebook ou no Google. A administração do aplicativo é feita pela Redação de GaúchaZH, que pode informar desdobramentos, entrar em contato para buscar mais informações e publicar links de reportagens surgidas a partir da reclamação. Na Redação, também é avaliado se o post se enquadra nos critérios de publicação.