Publicidade
Grupo Comunique-se mostra as melhores práticas para se manter um bom relacionamento com a imprensa
20 de Janeiro de 2021

Grupo Comunique-se mostra as melhores práticas para se manter um bom relacionamento com a imprensa

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Foto: Pixabay

 

Publicidade

Um bom relacionamento com jornalistas é fundamental para quem trabalha com assessoria de imprensa. Com o objetivo de ajudar esses profissionais a obter bons resultados no envio de pautas, o grupo Comunique-se desenvolveu um infográfico baseado em alguns resultados da pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas de redação” compilados com dados da Plataforma Comunique-se. As informações foram coletadas do dia 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019, de acordo com o uso de mais de mil clientes ao longo daquele ano.

Em relação a abertura de releases, é importante lembrar que a concorrência de e-mail na caixa de entrada dos jornalistas é muito grande. Dessa forma, é preciso evitar horários de pico para conseguir reter a atenção necessária para sua pauta. De acordo com dados da Plataforma Comunique-se, o melhor horário para enviar releases é às 11h, com uma taxa de abertura de 44%.

No que diz respeito ao melhor dia da semana, segunda-feira tem a melhor taxa de abertura de e-mails, com 20,88%, apesar de não ter muita diferença quando comparado aos outros dias (19,12%; 19,68%; 19,55% e 19,9%, respectivamente). A maior divergência, segundo a Plataforma Comunique-se, está aos finais de semana, com menos de 1% de abertura no sábado e domingo.

A taxa de abertura também varia com a quantidade de caracteres presentes no release. Ainda de acordo com relatórios da Plataforma, o ideal é trabalhar entre 41 a 60 caracteres no título do assunto — tamanho que possui uma taxa de abertura de 15%. Já os respondentes da pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas de redação” afirmam que o assunto do e-mail é crucial na decisão de aproveitamento do relase, com 23%, seguido da densidade do material divulgado (13%) e o remetente/fonte (11%).

Também é importante escolher com atenção o cargo que receberá o release. Dados da Plataforma Comunique-se mostram que o Editor e o Repórter são os profissionais que mais recebem pautas, com 41,9% e 21,7% de abertura, respectivamente.

Quando se trata do melhor horário para realizar contato por telefone com os jornalistas, a pesquisa “Assessores de imprensa na visão dos jornalistas” mostram que, para 35% dos respondentes, é entre 9h e 11 e entre 15h e 17h. E de acordo com 48,2% dos respondentes, não há preferências para o melhor dia, contanto que seja entre segunda e sexta-feira.

Em relacionamento, os participantes da pesquisa apontaram que as ações dos assessores que mais incomodam é garantir que uma pauta é exclusiva, quando não é, com 12,87%, e insistir em uma pauta que não vale, com 12,55%. Para os respondentes, evitar tais práticas é fundamental para se ter sucesso nessa relação profissional.

Publicidade
Publicidade