Google lança novo programa de apoio ao jornalismo

21 de Setembro de 2020

Programa tem como objetivo auxiliar os profissionais em sua transformação digital

Com o intuito de ajudar empresas de mídia a se desenvolverem no meio digital, o Google News Initiative (GNI) lançou recentemente o Programa de Crescimento Digital. A ferramenta, gratuita e online, está disponível em 10 idiomas, para vários países. Para participar, a empresa ou jornalista deve fazer o cadastro no site até o início de outubro.

De acordo com a gerente de Estratégia e Relações com a Indústria do Google, Erica Noda, o objetivo é que os conteúdos capacitem profissionais a utilizarem todas as possibilidades do Google para a produção, apuração e divulgação dos conteúdos.

“A nossa ideia é prover recursos seja por meio de ferramenta ou de conteúdo via playbook ou de exercícios para que as organizações de mídia e os jornalistas possam fazer a transição de modo mais simples para um universo digital. Isso, a gente sabe não é algo que acontece da noite para o dia, muitas vezes é um processo que leva mais tempo e é parte de um aprendizado”, explica.

Para o desenvolvimento do projeto, o Google News Initiative utilizou as lições de programas lançados anteriormente e contou com a colaboração de especialistas da área. Alguns deles são: FT Strategies, FTI Consulting e Mather Economics, além de associações de notícias, incluindo INMA, Local Media Association e WAN-IFRA.

O novo programa

O Programa de Crescimento Digital será baseado em cinco tópicos principais: desenvolvimento de audiência, monetização de audiência, monetização de publicidade, dados e produto. Os conteúdos são disponibilizados em forma de playbooks, exercícios interativos e workshops.

A ideia é que os participantes tenham autonomia com relação aos horários dedicados ao programa e ao tempo de conclusão, com exceção dos workshops. As palestras serão ao vivo e seguirão um calendário específico, divulgado no site.

Apesar do direcionamento à mídia, Erica explica que os conteúdos também podem ser aplicados a outros setores de uma empresa, melhorando o diálogo entre eles. “A ideia é que a gente tenha um conteúdo que sirva para os mais diversos times e que a gente acabe com essas barreiras excessivas que, às vezes, existem nas organizações”, finaliza.

Para acessar os conteúdos e fazer inscrição, acesse o site do Programa de Crescimento Digital.

Notícias Relacionadas