Não é novidade que as pessoas estão migrando mais e mais dos veículos impressos para os veículos digitais no que se refere a acompanhar as notícias. E isso inclui acompanhar as últimas novidades do mundo da moda. As redes sociais estão nessa também. O que ainda é uma novidade é usar o Instagram como plataforma para lançar uma revista.
O fotógrafo Jacques Dequeker, especializado em moda, responsável por mais de 100 capas da Vogue, criou e lançou a DQKER Nation, uma revista de moda inteiramente no Instagram, com ensaios e imagens sobre o universo fashion, beleza, estilo de vida e juventude. A única forma de contato com o leitor fora da plataforma será um e-mail no qual sugestões e comentários poderão ser enviados. A DQKER Nation conta com branded content da hotshop Nation by Crane e da agência digital Crane.
Perguntado sobre o porque de a revista ter sido lançada somente no Instagram, Dequeker respondeu: “Se uma celebridade posta uma foto em uma festa, as pessoas vão procurar descobrir de onde é a roupa que ela está usando. Se um influenciador posta um look, as pessoas querem saber qual é e de onde vem essa tendência. […] A hashtag #fashion concentra 460 milhões de posts, já #fashionblogger registra 55 milhões, entre outras. E se é nessa plataforma que as pessoas estão falando de moda, beleza e estilo, é nela que a DQKER Nation estará”.
Comercialmente falando, as marcas podem patrocinar tanto as editorias, de forma isolada, como a íntegra das publicações.