Fórum GSul reúne associações e sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão do Sul do Brasil

16 de Abril de 2018

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – AERP, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão – AGERT e os três Sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão da Região lançam no próximo dia 18 de abril o fórum Gsul. O evento será realizado no restaurante Senac, do Anexo IV da Câmara dos Deputados, às 8 horas em Brasília.

O fórum se propõe em participar e apoiar as iniciativas que promovam a valorização do potencial social, político e econômico do Sul, além de temas que possibilitem um maior equilíbrio na distribuição dos recursos federais. Mesmo sendo responsável por quase 17% do PIB brasileiro, com as menores taxas de desemprego, as maiores expectativas de vida, além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná figurarem entres os cinco estados com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a representação política não corresponde à importância da Região, que conta com apenas 77 deputados federais, o que representa 15% da Câmara Federal.

Por esse motivo, as entidades entendem que é preciso ampliar a participação da Região Sul no contexto nacional. E o GSul tem objetivos claros baseados na força de 921 emissoras de Rádio e Televisão (SC/ 278 – RS/ 333 e PR/ 310).