Festival on-line gratuito dedicado a livros de fotografia é realizado pela primeira vez no Brasil

13 de Março de 2021

Festival Imaginária, organizado pela Lovely House, reúne 40 expositores e mais de 400 fotolivros

De 24 a 28 de março será realizada, de forma gratuita, a primeira edição do Festival Imaginária, organizado pela Lovely House, que vai reunir 40 expositores e mais de 400 fotolivros de autores nacionais e internacionais.

O evento tem entre seus objetivos ampliar a visibilidade e a circulação de publicações de fotografia, além de promover um espaço para reflexão, estimulando os expositores a organizarem apresentações ao vivo sobre seus títulos, conversas com os autores ou debates sobre livros e zines de fotografia. No Brasil, a iniciativa é inédita, mas alguns festivais importantes já acontecem no mundo, como o Istanbul Photobook Festival, na Turquia, o Fotobookfestival Kassel, na Alemanha, o Paris Photo, na França, o FELIFA na Argentina e o CMYK no Uruguay.

As editoras ou autores independentes, que participarão do evento, por meio de uma feira virtual, poderão além de expor comercializar seus livros durante os cinco dias de evento. Uma maratona de edição de imagens acontecerá com a participação do grupo Lombada, que avaliará portfólios direcionando para a formatação de fotolivros em ambiente virtual.

Um ciclo de conversas entre editores, publicadores e pensadores trazendo reflexões sobre a publicação impressa como suporte incontornável da fotografia contemporânea, com curadoria da Lovely House e Daniela Moura fazem parte do evento. Entre os convidados das rodas de conversa estão Horacio Fernández, Rosângela Rennó, Geórgia Quintas, Ana Paula Vitorio, André Penteado, Paulo Silveira, CDF [Centro de Estudos de Fotografia de Montevideu].

Notícias Relacionadas