Publicidade
FAM 2018 – O cinema do Mercosul na tela de Floripa
14 de Junho de 2018

FAM 2018 – O cinema do Mercosul na tela de Floripa

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Florianópolis Audiovisual Mercosul chega em 2018 na 22ª edição firmando o compromisso de quando foi criado, em 1997, que é colocar a Capital Catarinense no mapa do mercado audiovisual e servir como elo a todas as novidades do cinema, trazendo para a cidade o que é mais importante no mercado futuro para o audiovisual. “Nestes 22 anos, o FAM continua a trazer novidades em cada edição, mantendo a visão de criação do Festival”, afirma o diretor do FAM, Antonio Celso Santos.

A programação do FAM 2018, concentrada principalmente no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, inclui as diversas atividades do Fórum Audiovisual Mercosul, com o  Encontro de Coprodução do Mercosul e a presença de Players, o Rally Universitário Floripa, palestras, oficinas, lançamento de livros, e é claro, a exibição de 51 filmes que participam das Mostras Competitivas, seis longa-metragens na Mostra Convidada, além da Sessão RECAM com o documentário premiado no ano passado, totalizando 58 produções. A programação é gratuita, com exceção de algumas palestras do Rally e atividades do Encontro de Mercado. 

Publicidade

Todos os filmes serão exibidos com acessibilidade, através de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos – LSE -, além da sessão RECAM que também conta com audiodescrição – AD – e Libras. Os filmes que compõem as Mostras Competitivas – Curtas Mercosul, Curtas Catarinense, DOC-FAM, Infantojuvenil, Videoclipe e Rally Universitário concorrem a mais de 140 mil reais em prêmios dos apoiadores – O2 Pós, Mistika, Link Digital, InnSaei, Adobe, Cinecolor, Cia Rio, Aktoro e Água Santa Rita -,  além do Prêmio do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul – IPPDH e o Prêmio RECAM, uma cópia acessível com Legendagem para Surdos e Ensurdecidos e Audiodescrição. 

Este ano o FAM destaca a forte representação feminina. Na Mostra DOC-FAM, de cinco filmes, três têm mulheres como diretoras, e na Mostra Catarinense, dos dez filmes em competição, seis são dirigidos por mulheres, ou seja, 60%. 

A Mostra Convidada Longas Mercosul, sempre às 21h, no Auditório Garapuvu, vai exibir os filmes “Açúcar”, do casal de cineastas pernambucanos Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira; “La Sargento Matacho”, do colombiano William González e com primeira exibição no Brasil no FAM; “Las Olas”, do uruguaio Adrián Biniez; “Para Ter Onde Ir”, da diretora paraense Jorane Castro; e os argentinos “Los Vagos”, de Gustavo Biazzi, e “Miss”, de Robert Bonomo.

O FAM também tradicionalmente faz homenagens a profissionais do cinema. Nesta 22ª edição será homenageado o projecionista José Luis de Almeida, o querido Zé Luis, que há 19 anos comanda o projetor do FAM.

O 22º Florianópolis Audiovisual Mercosul tem o patrocínio do Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes, Governo do Estado de Santa Catarina,  do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE – , Fundo Setorial do Audiovisual – FSA -, Agência Nacional de Cinema – Ancine – , com apoio da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina e realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Publicidade
Publicidade