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Estratégia da marca pessoal
22 de Abril de 2014

Estratégia da marca pessoal

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Por Patrícia Dalpra 22 de Abril de 2014 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

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Estava estudando para minha pós-graduação neste feriado e um tema que achei bastante interessante para trazer para vocês foi o conceito de estratégia. Uma palavra que está na moda e vem sendo usado por tudo e por todos porém de forma errada.

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Na essência da palavra,  estratégia significa plano, método ou manobras usadas para chegar aos resultados planejados. Inicialmente o termo era aplicado por militares nas guerras. Tais práticas foram absorvidas por outras áreas e hoje  estratégia é aplicada nas mais diversas áreas. Hoje se fala em estratégia no esporte, na economia, na política, no marketing e em tantas  outras áreas.

De acordo com Michael Porter , economista e professor da Harvard  Business School,  “Estratégia é mais importante do que crescimento.” Segundo ele existem 3 estratégias competitivas.

1. A primeira estratégia competitiva é a liderança por preço. Um bom exemplo é a H&M, empresa que se posicionou no mercado  fast fashion, com mercadorias e preços muito baixos.  Agregou valor à marca trazendo grandes designers  para criarem coleções exclusivas para a marca.

2. A segunda estratégia competitiva é liderança pela diferenciação.  A Apple é uma marca que investiu em inovação e design. Fez com que a empresa fosse sinônimo de inovação com design.

3. A terceira estratégica competitiva é a liderança pela especialização.  Como exemplo podemos citar a Volvo . Uma empresa que para concorrer com outras do mesmo segmento buscou a especialização em segurança. Hoje, quando falamos em um carro seguro pensamos em Volvo.

O conceito da estratégia é amplamente aplicado no planejamento da marca pessoal.  Entretanto o mais usado é o da diferenciação que de certa forma está muito ligado ao da especialização. Liderar pela diferenciação não significa necessariamente ser o melhor mas sim não ser mais um. É pensar e planejar o posicionamento da marca e da carreira em cima daquilo que o faz único. Esta será a melhor ferramenta competitiva. Como disse Ronni Apketer, empresário sul-africano “Se não é capaz de se diferenciar por alguma motivo, será substituído por qualquer motivo.”

A  estratégia por preço é a menos indicada para o posicionamento da marca pessoal pois ela nivela por baixo.  E não existe nada pior para a marca pessoal do que marcas indiferentes.

Por isto, serei mais uma vez repetitiva. O sucesso para o trabalho de gerenciamento da marca pessoal é o profundo conhecimento do DNA pessoal. É saber identificar os atributos e a organização e a combinação entre eles será o material necessário para trabalhar a estratégia pela diferenciação.

Boa semana a todos!

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