Publicidade
ENTREVISTA | Robson Cordeiro, novo gerente comercial da RICTV | Record TV Itajaí
10 de Maio de 2017

ENTREVISTA | Robson Cordeiro, novo gerente comercial da RICTV | Record TV Itajaí

Twitter Whatsapp Facebook

O AcontecendoAqui conversou com Robson Cordeiro, novo gerente comercial da RICTV | Record TV Itajaí sobre o mercado de comunicação na região e as ações no cargo que assumiu recentemente. O profissional é formado em Turismo e Hotelaria, possui MBA em Marketing e Gestão Comercial, já atuou no Parque Unipraias, Itajaí Shopping e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itajaí.     

 

Publicidade

AcontecendoAqui: O mercado vive um momento delicado por conta da crise econômica, sem muito investimento. Como a área de comunicação e compra de mídia de Itajaí reage a isto?

Robson Cordeiro: Santa Catarina tem passado por este momento com menos dificuldade do que o restante do Brasil, mesmo assim há um reflexo que se expande para todas as cidades catarinenses. Itajaí não é diferente, enfrenta sim uma dificuldade econômica, que muitas vezes reflete no corte de investimentos em mídia.
 
AAqui: Quais os pontos positivos de Itajaí?
                                                                                   
R.C.: A região possui uma das melhores economias do Estado. Temos o porto, que apesar das dificuldades atuais, leva a economia da cidade para posições elevadas; estamos próximos a Itapema e Balneário Camboriú, que possuem um forte setor imobiliário; temos Navegantes e Camboriú, com um comércio em expansão. Estas vantagens geram oportunidades. A solução é estudar constantemente o mercado para saber quais os segmentos estão mais aptos a investir em mídia.       
 
AAqui: Que ações são planejadas como gerente comercial de uma grande emissora? 
 
R.C.: O mercado exige criatividade. Não podemos vender apenas a mídia convencional. Nossa atuação, em primeiro lugar, é trabalhar fortemente a virada na carteira e trazer oxigenação e crescimento constante ao faturamento da emissora. 
 
AAqui: Que projetos pretende trazer para Itajaí a curto prazo?
 
R.C.: Vamos trabalhar a venda de projetos já existentes, como  Taça RIC, Mudança de Hábito, Pet Ver Mais, Ver Mais Gourmet e criaremos outras oportunidades. Os clientes sentem a necessidade de agregar a mídia convencional com a ativação da sua marca em eventos que possam gerar experiência ao seu público-alvo.
 
AAqui: Quais os diferenciais da RICTV | Record TV neste cenário?
 
R.C.: A emissora tem a liderança do meio-dia às 18h de segunda a sexta-feira. O Jornal do Meio Dia lidera há anos e o Ver Mais se tornou um campeão de audiência, conquistando o primeiro lugar. Isto nos dá a grande responsabilidade de manter a liderança local na audiência e com um consequente retorno comercial aos acionistas.                  
 
AAqui: Como a equipe atualiza-se para estar em sintonia com as mudanças de mercado?
 
R.C.: Uma vez por semana nos reunimos para discutir os projetos a serem vendidos. No encontro um executivo é responsável por apresentar um projeto para todos. Após isto, é feita uma discussão para tirar as dúvidas sobre a melhor forma de levar ao mercado o projeto e possíveis adaptações. Usamos o Pyxis, ferramenta que visualiza tendências e o perfil do mercado e a Pesquisa IMPAR, certificação anual promovida pelo Grupo RIC e Ibope Inteligência. É importante ter a equipe constantemente provocada para que usem estas ferramentas visando facilitar o trabalho de venda.
 
Apenas em Itajaí o comercial conta com quatro executivos de contas: Balduino França, Alcântara Junior, Emerson Pereira e Diogo Gabriel. Temos o supervisor comercial, Rodrigo Amaral; na área de marketing e eventos Thamiriz Garcia; como assistente comercial Dionara Jorge, na OPEC Fabiana Peirão e a estagiária Lauren Paiva.

Publicidade