Empresa catarinense participa da Google Agency Experts 2019

29 de Março de 2019

Digital Media Specialist da empresa Híbrido, Gabriela Jardim, compartilha sua experiência.

No início do ano, o Grupo Híbrido foi convidado a participar do Google Agency Experts, um programa que une gerentes de conta de agências ao redor do Brasil com intuito de apresentar as melhores soluções de Automação, Audiência e Atribuição do Google Ads. Na primeira sessão do programa, o foco girou em torno dos Smart Creatives.

Desde a mudança do nome Google Adwords para Google Ads, a plataforma vem passando por transformações focadas em automação e inteligência artificial, onde antes o foco era em palavras-chave e operações manuais agora está na intenção de compra e machine learning. Com essa transição, surgiram os Smart Creatives (Criativos Inteligentes), que em suma são “as soluções inteligentes do Google Ads para entregar a mensagem certa para cada usuário”.

Os Smart Creatives são compostos por “Recursos”, que são os textos, as imagens e/ou os vídeos sendo utilizados na criação de anúncios. Estes recursos são considerados “peças de lego”, onde a inteligência artificial do Google cria centenas de combinações a partir delas com intuito de entregar o anúncio mais relevante para cada pessoa.

Ao trabalhar com Anúncios de Search Responsivos e Anúncios Gráficos Responsivos, dentro de campanhas padrão de Search e Display, ou com campanhas DSA (Dynamic Search Ads), por exemplo, o anunciante já está utilizando esses recursos dos Smart Creatives e portanto, do machine learning do Google.

Existem também dois “novos” tipos de campanhas que utilizam Smart Creatives e estão chamando a atenção dos profissionais de mídia por trazer resultados bem positivos: as campanhas de Smart Shopping e Smart Display. Nelas, a inteligência artificial do Google está ainda mais avançada, trabalhando com automação de audiência, lances e mensuração, além é claro, dos criativos inteligentes. Caso ainda não tiver testado, o Google recomenda aproveitar dessa ferramenta poderosa.

Em suma, o primeiro encontro do Google Agency Experts trouxe diversos tópicos relevantes sobre a automação de anúncios, reforçando a questão do uso dos criativos inteligentes e aproveitamento do machine learning do Google, uma vez que 75% do impacto que uma campanha tem está em criativos de qualidade.