A emblemática capa do Notícias do Dia desta quinta-feira histórica no Brasil

17 de Março de 2016

Esta quinta-feira ficará na história do País como um dos dias mais confusos, perigosos e decisivos para atendimento aos reclamos da sociedade brasileira. Numa manobra cheia de evidências de segundas e terceiras intenções a presidente Dilma Rousseff, às pressas - antecipou em 5 dias da data prevista - a posso do Ex-presidente Lula como Ministro da Casa Civil. Quinze minutos após a cerimônia uma liminar assinada por Juiz Federal invalidou a posse do ex-presidente, dando ânimo às pessoas que foram pras ruas protestar contra a decisão da presidente.

Notícias do Dia
O jornal pertencente ao Grupo RIC Santa Catarina abriu mão de suas manchetes e imagens em sua capa desta quinta-feira, 17/03, para registrar sua posição diante do momento político delicado pelo qual passa o Brasil. Uma ilustração de grande impacto, com o losango amarelo presente na bandeira do Brasil e uma lágrima busca representar o sentimento dos cidadãos Brasil afora. A ousadia da proposta repercutiu positivamente e desde cedo a imagem ganhou espaço nas redes sociais, gerando compartilhamentos e comentários.
 
Os autores da capa
Além da imagem, que ocupa todo o espaço reservado para a capa do jornal, a edição traz um editorial de página inteira no impresso e reproduzido também no ND Online intitulado “Um tapa na cara dos brasileiros”, revelando o posicionamento do Grupo RIC sobre a escolha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o ministério da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff. O conteúdo foi produzido por Luís Meneghim, diretor de Conteúdo do Grupo RIC SC e por Adriana Ferronato, editora-chefe do jornal Notícias do Dia.
 
De acordo com Meneghim foram feitas várias reuniões na redação, mas a proposta final surgiu após os protestos que tomaram as ruas na quinta-feira (16). “A inspiração veio das redes sociais, após observar vários memes e imagens postadas. Desde cedo imaginamos fazer uma capa diferente, marcante, para provocar reflexão nas pessoas”, afirma o jornalista. O ilustração é do ilustrador e chargista Frank Maia.
 
Ousadia
A decisão final de não colocar uma chamada ou manchete dividiu a redação, segundo Meneghim. Mas o presidente executivo do Grupo RIC SC, Marcello Corrêa Petrelli, estimulou a capa diferenciada, sem a necessidade de texto. “Vendo o jornal impresso, hoje, acho que o resultado ficou interessante. É uma capa que diz tudo, que interpreta bem o sentimento de tristeza dos brasileiros em relação aos episódios recentes da política nacional”, concluiu Meneghim.

Notícias Relacionadas