Edson Busch Machado fará curadoria para galeria de arte da Villa Francioni

12 de Julho de 2019

A galeria de arte da vinícola Villa Francioni, de São Joaquim, passa a contar a partir deste mês com a consultoria especializada do artista plástico e gestor cultural Edson Busch Machado

Foto: Divulgação

A convite da empresária Daniela Borges de Freitas, presidente do Conselho de Administração da vinícola, Edson Busch Machado fará a curadoria artístico-cultural para a realização de exposições de arte contemporânea na galeria. Torna-se, assim, o novo responsável pela programação dos eventos de artes visuais e também de lançamento de livros, apresentações musicais e performances de dança e teatro no pitoresco local sediado na Serra catarinense.

A parceria é uma iniciativa da direção da Villa Francioni, que visa a incrementar o espaço como ponto de referência para a comunidade local. Segundo Daniela Freitas, a ideia é dar continuidade ao DNA de seu pai e fundador da vinícola, o empresário Dilor Freitas, promovendo as artes na região. Para Edson Machado, o modelo de atividades culturais dentro de uma vinícola é inédito no Brasil, baseado nos exitosos empreendimentos de vitivinicultores em países da Europa e América.

"A proposta de agregar os valores de qualidade entre artistas criativos do país e do exterior e os vinhos de altitude produzidos na região mostrará o Estado de Santa Catarina como a vitrine de criatividade e empreendedorismo", diz Machado.

O calendário das exposições para o ano de 2019 já está definido pela curadoria e contempla a diversidade de técnicas e estilos. A temporada será aberta no sábado, dia 20 de julho, com a exposição do pintor surrealista Evandro Schiavone, de São Paulo, que mostra pela primeira vez em Santa Catarina suas recentes obras figurativas. Os trabalhos podem ser vistos na sede da vinícola Villa Francioni, que fica na SC-114, próximo ao centro de São Joaquim, até o dia 15 de setembro.

No dia 21 de setembro entra em cartaz a mostra de objetos metálicos abstratos do blumenauense Guido Heuer, e de 30 de novembro a 9 de fevereiro de 2020, será a vez da exposição da pintora argentina Patrícia Di Loreto.