“Foda-se a audiência, é preciso ter relevância’, dispara diretor da Globo”
Sérgio Valente, um dos mais brilhantes publicitários que o Brasil produziu (foi diretor geral da DM9DDB), que há 20 meses é Diretor de Comunicação da Globo, se irritou durante o Festival do Clube de Criação de São Paulo no último sábado, dia 20, do qual participava em São Paulo, quando xingou abertamente os presentes ao soltar em alto e bom tom o “foda-se você com esse pensamento velho. Além da audiência você precisa olhar a relevância das coisas”.
Sua palestra para publicitários ficou estranha quando ele deixou claro que ficou incomodado com as observações sobre a repercussão dos baixos números das novelas e séries. “Precisamos ter várias profundidades que desafiem as pessoas a ‘dar mergulhos’, como fizemos neste ano com O Caçador, Dupla Identidade. Meu Pedacinho de Chão, um produto às 18h, um primor de direção de arte. Um puta de um sucesso. Aí o cara diz: ‘Ah, mas teve uma curva de audiência baixa’. Foda-se você com esse pensamento velho, cara! Você precisa olhar a relevância das coisas, e não só a audiência”, disse Valente ao Notícias da TV.
Miopia nâo
O site Notícias da TV informa que o publicitário explicou o desabafo, desta vez sem palavrão: “Olhar somente a audiência é olhar com miopia. Você precisa ver a relevância do produto. A audiência é uma das formas de você medir o sucesso. Olhar somente a audiência é uma bobagem”, esclareceu. O diretor de Comunicação da Globo também aproveitou para elogiar Império e cutucar Em Família, que teve a pior audiência de uma novela das 21h, ao falar sobre corrigir com rapidez o que está errado, o que não aconteceu na trama de Manoel Carlos.
“Quando você tenta o novo, você erra. E você não pode ter medo de errar. A única coisa que você precisa é ter compromisso de consertar o erro rapidamente. A última novela não foi um primor. Império é um Império. Horário político é uma destruição de audiência. Império pega de 13 para 29, e só consegue porque o produto é bom”, afirmou Sergio Valente.