Publicidade
As diferenças entre as gerações
12 de Março de 2012

As diferenças entre as gerações

Twitter Whatsapp Facebook
Por Patrícia Dalpra 12 de Março de 2012 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Estava lendo o jornal O Globo no domingo e fiquei bastante surpresa com a matéria sobre “ A era dos sem idade”. A matéria fala como as mudanças na alimentação e no cotidiano das pessoas podem para o relógio biológico. Como exemplos citaram  – duas nadadora americana, uma de 44 anos e outra de 40 anos irão disputar a seletiva para os jogos Olímpicos de Londres e um empresário japonês de 71 anos que irá participar das provas de hipismo nos jogos de Londres.  Lendo esta matéria, lembrei do livro Consumo Autoral que li quando estava realizando uma pesquisa nacional sobre os hábitos de comportamento e consumo  nas 5 regiões brasileiras. Uma das partes do livro analisava as diversas  gerações e mostrava uma mudança profunda na forma delas se interagirem. O sexo e a idade não podem ser  categorias para segmentação de mercado e definição de targets precisos. Estas informações servirão apenas como variáveis estratégicas para os profissionais do marketing. Tal comportamento  joga por água abaixo a  tradicional forma de segmentar os consumidores e começa a olhar seus clientes de forma personalizada e como seres únicos.

Vivemos um momento de cumplicidade entre as gerações mais distantes. São avós com netos e adultos com adolescentes que compartilham experiências, interesses e momentos únicos. Tal cumplicidade será definida pela singularidade de cada individuo, pelos interesses pessoais e pela identidade própria.

Publicidade

O estilo de vida compartilhado entre as diversas gerações refere-se não somente ao desejo de estarem mais próximos, mas também as condições fisiólogias  associadas  ao compartilhamento das “ocasiões de vida” de cada um  que associados  à identidade pessoal,   permitem a aproximação entre gerações.

Este movimento que abre um mundo repleto  de novo valores e movimentos comportamentais, está nos forçando a entender, de forma individualizada e profunda, o mundo de cada pessoa. O mergulho neste universo personalizado nos manterá  alinhados aos  interesses dos nossos clientes. Desta forma, seremos muito mais assertivos e eficientes.  Teremos mais ferramentas para oferecer produtos e serviços personalizados, seja qual for sua área de atuação.

Twitter: @patriciadalpra
Facebook: PD Gestão de imagem e Carreira
email: [email protected]

Publicidade