Diário Catarinense conquista prêmios no Brasil e no exterior

12 de Março de 2018

Produções do caderno Nós são reconhecidas ao tratar de dois temas relevantes da atualidade: imigração e ensino superior

O DC já acumula dois importantes méritos recebidos neste ano: Prêmio Sul-Americano de Jornalismo: Migração com Enfoque em Direitos Humanos, oferecido pelo escritório regional da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Em fevereiro o periódico foi reconhecido também como um dos vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2017, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Na premiação da OIM, sobressaiu-se como o melhor trabalho inscrito do Brasil a reportagem Fronteira Aberta, publicada na edição #91 do caderno Nós. A produção mostra como imigrantes haitianos, sírios e senegaleses encontraram em Florianópolis a chance de recomeçar a vida e construir novos negócios. Destaque na categoria de imprensa escrita, a reportagem – que conta ainda com um especial multimídia na versão digital do DC – foi produzida pela repórter especial Ângela Bastos, com imagens de Marco Favero.

Ensino Superior
Já a produção "O estrangeiro ainda mais distante", da edição #55 do Nós, recebeu o prêmio da Andifes na categoria de ensino superior. O material apresenta um panorama sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras sob diferentes perspectivas, abordando de forma ampla o cenário vivenciado pelos bolsistas. A reportagem é assinada por Cristian Edel Weiss, com participação da repórter Karine Wenzel, design de Karina Silveira e edição de Jeferson Cioatto.
"Esses prêmios comprovam a excelência do trabalho feito pelas equipes da NSC. Jornalismo responsável é o que sempre buscaremos e quem ganha, principalmente, é a sociedade catarinense ", destaca o diretor-geral de jornalismo da NSC Comunicação, César Seabra.

Os vencedores do Prêmio Sul-Americano de Jornalismo da OIM participarão da cerimônia de entrega nesta sexta-feira (16) em Buenos Aires, na Argentina. Já os ganhadores do Prêmio Andifes receberam certificados em reconhecimento à relevância dos trabalhos realizados.