Curta "O Vendedor de Versos", produzido por veículos do Grupo RBS, concorre em festival nacional de cinema

10 de Dezembro de 2012

O filmereportagem O Vendedor de Versos, produzido pelo Jornal de Santa Catarina e O Sol Diário, foi selecionad

O filme-reportagem O Vendedor de Versos, produzido pelo Jornal de Santa Catarina e O Sol Diário, foi selecionado para concorrer no Festival Nacional de Cinema de Petrópolis. Organizado pela terceira vez na cidade imperial da região serrana do Rio de Janeiro, o festival começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 17 de dezembro.

O curta-metragem, exibido pela primeira vez no dia 1º de agosto, nos sites do Jornal de Santa Catarina, O Sol Diário e Diário Catarinense, conta a história de Ademar Ferreira Mota, o Chocolate. Vendedor de livros usados pelas ruas de Itajaí, Chocolate é analfabeto, mas costuma usar as palavras para ganhar a vida como poeta.

Este é o segundo festival em que O Vendedor de Versos é selecionado. O primeiro foi a Mostra de Vídeos Catarinenses (Catavídeo), em Florianópolis, no início de novembro. No mesmo evento, participou também o primeiro filme-reportagem produzido pelo Santa, em fevereiro: o Mar Além do Azul.

Filme-reportagem – Projeto desenvolvido pelo Jornal de Santa Catarina, combina a linguagem do cinema com a do jornalismo. Pretende contar, por meio do formato de curtas-metragens, histórias de pessoas comuns, com aspecto e roteiro de cinema. Assista o filme-reportagem O Vendedor de Versos, uma das duas produções catarinenses selecionadas pelo Festival Nacional de Cinema de Petrópolis, ao lado do curta de animação Alçapão para Gigantes.

O Vendedor de Versos
Estrelando: Ademar Ferreira Mota, o Chocolate
Direção e roteiro: Cristian Weiss
Imagens: Rafaela Martins e Marcos Porto
Edição: Cristian Weiss e Suellen Venturini
Coordenação: Rafael Waltrick e Fabiana Roza
Arte: Aline Fialho