Publicidade
Conselho Federal de Psicologia emite nota criticando novela da Globo que usa Coaching para tratar vítima de abuso sexual
08 de Fevereiro de 2018

Conselho Federal de Psicologia emite nota criticando novela da Globo que usa Coaching para tratar vítima de abuso sexual

Twitter Whatsapp Facebook

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) emitiu uma nota criticando a novela ‘O Outro Lado do Paraíso‘, da Rede Globo, porque na trama foi utilizando o Coaching para o tratamento de uma vítima de abuso sexual.

“Mesmo compreendendo o caráter de uma obra de ficção, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) entende que a telenovela ‘O outro lado do paraíso’, por se tratar de uma obra capaz de formar opinião, presta um desserviço à população brasileira ao tratar com simplismo e interesses mercadológicos um tema tão grave como o sofrimento psíquico de personagem cuja origem é o abuso sexual sofrido na infância”, afirma o Conselho.

Publicidade

No enredo, a personagem Laura (Bella Piero) usa a hipnose e o coaching – por meio de técnicas aplicadas pela personagem Adriana (Julia Dalavia) -, para ententer o trauma que tinha. Após a sessão, a jovem descobre que foi abusada sexualmente na infância pelo padrasto (Flavio Tolezani).

De acordo com o CFP, “pessoas com sofrimento mental, emocional e existencial intenso devem procurar atendimento psicológico com profissionais da Psicologia, pois são os que tem a habilitação adequada”. A nota reforça que o ao contrário da Psicologia, o Coaching não é uma atividade reconhecida e não possui formação acadêmica.

“As pessoas devem buscar terapias adequadas conduzidas por profissionais habilitadas para os cuidados com a saúde, particularmente a saúde mental”, destaca o Conselho.

Confira a mensagem na íntegra no endereço site.cfp.org.br/o-outro-lado-do-paraiso-presta-desservico-populacao-brasileira.

Publicidade