Conhecidos vencedores do Prêmio ACIF de Jornalismo

13 de Novembro de 2018

Evento de premiação foi realizado naesta terça-feira (13)

As melhores produções jornalísticas envolvendo a economia criativa foram premiadas na 8ª edição do Prêmio ACIF de Jornalismo, em cerimônia realizada na noite da última terça-feira (13), no restaurante Maremonti, na Beira-mar Norte, em Florianópolis. O tema foi explicado pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Luc Pinheiro. “O assunto tem uma dimensão fantástica. Nossa cidade, vocacionada ao turismo e à tecnologia, tem tudo para ser um polo da economia criativa”, frisou.

Para Clarissa Antunes, diretora de Comunicação da entidade, a ideia foi condecorar aqueles que contribuem para repercutir este perfil da cadeia produtiva, baseado no conhecimento e gerador de riqueza, empregos e renda. “Temos muito capital intelectual como matéria prima, o que é determinante dentro deste contexto”, disse. O júri, integrado por membros da ACIF e profissionais de Comunicação, analisaram concorrentes nas categorias Webjornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo, Radio e Impresso – cada premiado recebeu R$ 5 mil e o trabalho de maior pontuação – prêmio especial do júri - ganhou mais R$ 7 mil.

Homenageado

Nesta edição o homenageado foi o jornalista Rômulo Coelho, falecido neste ano, que ajudou a escrever boa parte da história da Comunicação em Santa Catarina. Transitou com maestria entre o rádio e a televisão, criando e produzindo, ainda na década de 70, o programa “Povo na TV”, apresentado com o eterno amigo Cesar Souza. Dirigiu as rádios Guarujá e Guararema - além de inúmeras difusoras do interior - lecionou no curso de Comunicação Social da Unisul e também foi responsável por diversos programas de TV. A homenagem foi recebida pela esposa Jussara Topolski, e por seu filho, o apresentador Leo Coelho.

 

Confira abaixo a lista dos vencedores:

 

Rádio

‘Mães empreendedoras: o nascer de um negócio’, de Nara Cordeiro, da rádio AL (Assembleia Legislativa de SC)

 

Webjornalismo

‘Jogos feitos em SC miram mercado global e chegam a lojas virtuais e internacionais e videogames’, de Joana Caldas, da NSC Comunicação

 

Fotojornalismo

“Negócios conectados com o futuro”, de Diorgenes Pandini, do Diário Catarinense

 

Impresso

‘Pequenas marcas têm público fiel”, de Paulo Clóvis Schmitz e Rodrigo Lima, do jornal Notícias do Dia

 

Telejornalismo

Série de reportagens “SC Tecnológica”, de Graziani Ubiali, do SBT SC

 

Prêmio especial do júri

Série de reportagens “SC Tecnológica”, de Graziani Ubiali, do SBT SC