Confira a segunda entrevista da série com os vencedores do 9º Prêmio Acif de Jornalismo

20 de Novembro de 2019

Hoje trazemos o relato do jornalista , Iuri Grechi, sobre a produção do documentário "Inovação – Jornada Selvagem"

 

Na segunda entrevista com os vencedores do 9º Prêmio Acif de Jornalismo, trazemos o relato do jornalista, Iuri Grechi, que venceu na categoria Webjornalismo.

 

Inovação – Jornada Selvagem é um material imprescindível para conhecer - e, sobretudo, entender - a Ilha do Silício muito além dos clichês. O jornalista Iuri Grechi venceu o desafio de produzir um documentário de quase 20’ sem perder o ritmo. Uma narrativa instigante e depoimentos contundentes mostram que vencer no universo da inovação está distante do binômio “um notebook na mão e uma ideia na cabeça”. O que justificou a conquista do 9º Prêmio ACIF de Jornalismo, na categoria Webjornalismo.

 

Como foi o ponto de partida para essa pauta?
Ao produzir o material sobre inovação, saí com uma pauta e voltei com outra. Pois, em contradição com a narrativa tão disseminada de Florianópolis como uma ilha de inovação, riqueza, crédito fácil e oportunidades, encontrei empreendedores da inovação resistindo até o sangue para dar materialidade a uma ideia. Homens e mulheres que, mesmo com temor e tremores, seguem adiante em busca de algo que consideram maiores que eles mesmos. 

 

Atingiu seu objetivo?
Creio que é papel do jornalismo contar estas histórias dentro de um contexto social e alertar os inovadores sobre os perigos que os aguardam antes do almejado sucesso. Não por acaso, a reportagem começa com um depoimento de alguém dizendo que propósito é algo que consome tudo o que você tem- sem garantia alguma de retorno.

Clique aqui e assista o documentário vencedor.
 

Esta série conta com o  apoio da PalavraCom