Campanha "Conheça os Fatos" do Google ajuda a proteger a população contra a desinformação e a Covid-19

23 de Abril de 2021

Desde o início da pandemia a empresa vem promovendo uma série de iniciativas em diversos produtos

Buscando disseminar o acesso à recursos de qualidade que ajudem a manter as pessoas seguras e bem-informadas sobre a pandemia de Coronavírus, o Google deu início à campanha "Conheça os Fatos", que está difundindo orientações de prevenção da doença em produtos como Busca, Google Maps e YouTube.

Na Busca, ao pesquisar sobre "vacina Covid" ou "vacina Coronavírus", o usuário tem acesso a um carrossel de notícias sobre o tema, além de painéis de informações do número de doses já aplicadas no Brasil, o percentual da população vacinada, entre outros dados. O plataforma também fornece links para páginas com mais detalhes de geolocalização de cadastro e pontos de vacinação no estado ou cidade onde a pesquisa foi feita.

O Google Notícias disponibiliza uma seção dedicada a temas relacionadas à pandemia, com as principais matérias e reportagens (nacionais e locais), além de publicações recentes de autoridades de saúde nas redes sociais e uma página especial com fatos e dados sobre a pandemia no mundo.

Já no Google Maps, o usuário tem acesso a dados locais e informações de fontes sobre a prevenção contra a Covid-19. Também é possível consultar horários de pico, a previsão de lotação de estabelecimentos, e ainda alertas de mobilidade, que podem, por exemplo, monitorar serviços de transporte, mostrando o nível de aglomeração ou indicando se há limitação de circulação ou necessidade de uso de máscara.

No YouTube, o Google também está divulgando vídeos de especialistas e de veículos jornalísticos na página inicial e no todo dos resultados de pesquisa. Abaixo dos vídeos, um painel de informações direciona os usuários a sites de órgãos oficiais como Ministério da Saúde e Anvisa, para o Brasil.

 

 

 

Uma parceria com personalidades como Átila Iamarino, Thelma e Astrid Fontenelle está veiculando uma série de vídeos com especialistas em saúde sobre os cuidados com a Covid-19 e as vacinas. A plataforma também está desenvolvendo canais para instituições de saúde como o Hospital Albert Einstein e o laboratório Friocruz, que juntas já somam 2,7 milhões de visualizações desde março deste ano.

 

 

Fake News

Para garantir a segurança das pessoas contra a desinformação, o Google segue atualizando suas políticas e removendo materiais que as violem. Por exemplo, a menos que haja contexto educacional, documental, científico ou artístico suficiente, serão removidos vídeos no YouTube que recomendam o uso de Ivermectina ou Hidroxicloroquina para o tratamento ou prevenção de COVID-19, fora dos ensaios clínicos, ou que afirmam que essas substâncias são eficazes e seguras no tratamento ou prevenção da doença. No mundo todo, já foram removidos mais de 850 mil vídeos por violação de políticas ligadas a informações incorretas sobre o Coronavírus.

 

Não é de hoje

Desde o início da pandemia, o Google já lançou cerca de 200 novos produtos, recursos e iniciativas incluindo a API de Notificações de Exposição para auxiliar autoridades de saúde na orientação da população em vários países, inclusive no Brasil, e relatórios de mobilidade da comunidade - e mais de US﹩ 1 bilhão em recursos que foram destinados para apoiar a população, autoridades sanitárias e parceiros em todo o mundo.

A empresa também disponibilizou US﹩ 250 milhões em créditos para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e mais de 100 agências governamentais - incluindo o governo brasileiro - pudessem veicular campanhas de comunicação por meio das nossas plataformas de anúncios. Ao todo, o compromisso global com comunicados de serviço público relacionados à Covid-19 já chega a cerca de US﹩ 800 milhões.

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