BBC adota machine learning para geração de conteúdo e aferição de audiência

27 de Outubro de 2017

Emissora britânica está realizando uma parceria com oito universidades inglesas que atuarão durante cinco anos extraindo dados e oferecendo insights úteis para seus conteúdos.

Uma nota publicada no site The Verge informa que a BBC de Londres deu início à uma iniciativa com cinco anos de prazo para a utilização de machine learning para que a emissora tenha mais dados de sua audiência e possa personalizar sua programação para cada tipo de público.

8 Universidades no projeto
A iniciativa é uma parceria da emissora com pesquisadores e cientistas de dados de oito universidades britânicas. O Data Science Research visa criar uma “BBC mais pessoal” que possa atender seu público de diferentes maneiras. Os especialistas analisarão dados e aplicarão algoritmos para extrair padrões e comportamentos sobre as preferências da audiência e assim indicar ao público conteúdos recomendados e personalizados. O plano é usar a estrutura tanto nas plataformas digitais quanto no broadcast tradicional.

A BBC também anunciou que estimulará seus funcionários a participarem de cursos de mestrado e pós-graduação de níveis básicos a avançados sobre a ciência dos dados. O objetivo da emissora é treinar uma nova geração de cientistas de dados que apliquem seu conhecimento em problemas reais relacionados à mídia.