Um assessor de imprensa pode até conseguir ter uma rotina, mas não consegue se livrar de estar em permanente “sobreaviso”. O que quero dizer? Informações podem ser solicitadas a qualquer hora, afinal os pedidos dos jornalistas podem ocorrer no meio da noite ou num domingo de manhã e o cliente pode também demandar nossa atuação em momentos inesperados.
Em casos de emergência ou não, a assessoria de imprensa não tem hora. E comecei a escrever sobre isso nesta quarta-feira quando vi no Jornal do Almoço a resposta da Secretaria de Estado da Educação sobre um desabamento numa escola ocorrido pela manhã. A resposta foi que o órgão não tem expediente de manhã e que à tarde diriam alguma coisa. O apresentador aproveitou para debochar, dizendo que é melhor as escolas se prepararem e tentarem evitar desabamentos pela manhã!!
Essa foi uma falha grave na comunicação do Governo do Estado. Onde estava a assessoria de imprensa nesta hora? Na era da informação, com recursos fáceis de comunicação imediata, não há mais desculpa para não ser encontrado. A resposta até poderia ser negativa, informando que a Secretaria faria uma vistoria na escola à tarde mas que por enquanto não havia informação oficial. Mas dizer que não tinha expediente?
Um domingo desses, final da tarde, um jornalista me ligou procurando informações de um cliente que a minha empresa não atende mais. Mesmo sem estar ao meu alcance, tentei ajudar ao máximo, dando alguns caminhos para encontrar alguém. Esse é nosso papel: facilitar, intermediar, informar!
Outro exemplo foi agora na última segunda-feira à noite, quando a minha sócia ouviu numa emissora de rádio a notícia sobre a venda de parte de uma empresa que fazemos assessoria. Prontamente ela me avisou e passamos a monitorar todas as informações que estavam sendo divulgadas para que no dia seguinte já estivéssemos preparadas para atender possíveis demandas locais.
Eventos, ações e emergências fazem parte do dia-a-dia dos clientes e portanto devem fazer parte do dia-a-dia da assessoria de imprensa. Nossas funções não conseguem ser limitadas por horários, mas devemos, claro, dispor de disciplina e organização suficiente para conseguirmos manter uma rotina de trabalho que nos permita ter tempo livre para as outras atividades.
Estar à disposição não pode ser uma falácia ou uma assinatura no final de um release. Quem quiser atuar nessa área deve saber disso.
Até a próxima!